Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > UFRB e Prefeitura Municipal de Amargosa realizam a primeira edição da FESLAM
Início do conteúdo da página
Evento

UFRB e Prefeitura Municipal de Amargosa realizam a primeira edição da FESLAM

10/12/19 09:13 | 10/12/19 09:14 | 1440
I Festa Literária de Amargosa é uma realização da UFRB e da Prefeitura de Amargosa que reúne escritores, artistas e amantes da leitura.
A I FESLAM é uma realização da UFRB e da Prefeitura de Amargosa, que reúne escritores, artistas e amantes da leitura.

A parceria entre a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Centro de Formação de Professores (CFP), e a Prefeitura Municipal de Amargosa promoveu a primeira edição da Festa Literária de Amargosa (I FESLAM) com o tema central “Literatura e Diversidades”. O evento aconteceu entre os dias 06 e 08 de dezembro e teve o apoio da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, com uma programação que destacou a produção artístico-cultural e literária da região do Vale do Jiquiriçá e do Recôncavo da Bahia.

Cenário de diversas riquezas naturais e representações cultural e literária, a cidade de Amargosa detém os títulos de "Cidade Jardim", pelas belas paisagens das gramas no município, e de "Cidade do Forró", com os tradicionais festejos juninos que acontecem na Praça do Bosque, palco escolhido para realização de grande parte da programação da I FESLAM. Com o evento, a pretensão da organização foi agregar os atributos de "Cidade Literária" e "Arrastapé da Leitura" para a cidade de Amargosa. O objetivo é fortalecer as iniciativas e projetos que já são realizados pelos segmentos culturais e educacionais do município e pela UFRB na região.

A Festa trouxe uma programação diversa para atingir os diferentes públicos e idades, realizando ações como arrastão da leitura, exposições de arte, shows, saraus, mesas redondas, contação de histórias infantis e lançamentos de livros. A abertura do evento na Praça do Bosque, no dia 06, reuniu autoridades como o reitor da UFRB, Fabio Josué; a diretora do CFP, Creuza Silva; a professora da UFRB e curada da FESLAM, Ana Rita Santiago; o prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro; o secretário de Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e a secretária de Cultura do Estado da Bahia, Arany Santana.

Retornando à sua cidade natal após 54 anos, Arany Santana se emocionou no palco dizendo que “voltar à sua terra era motivo de grande alegria”. Ela mencionou diversas memórias e saudou as mulheres, jovens e educadores da terra, destacando que Amargosa foi quem lhe deu "regua e compasso". “Essa cidade sempre pulsou muita cultura. Nunca tive tão bons professores como eu tive aqui em Amargosa. Hoje vocês têm uma Universidade. Então, eu quero parabenizar e desejar tudo de bom para vocês. Aproveitem. São novos tempos, mas Amargosa continua na frente, na contramão, como a Bahia também”, destacou a secretária de Cultura, agradecendo também ao secretário de Educação pela parceria e apoio na realização de mais uma Festa Literária na Bahia.

No palco, na Praça do Bosque, se apresentaram jovens do grupo de Capoeira CLIPS; da Fanfarra do Colégio Estadual Santa Bernadete (FANESB); e do Coral do Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão (vencedor do Concurso de Corais Estudantis da região). Para Jerônimo Rodrigues é de extrema importância a realização de mais uma Festa Literária na Bahia em 2019. “Nós estamos fechando o ano letivo aqui em Amargosa com um grande encontro nas escolas, no coreto e nas praças, efervescendo a cultura. É uma grande alegria para nós, do Governo do Estado, a Secretária de Cultura, a Fundação Pedro Calmon e a nossa Secretária de Educação fortalecendo, participando e aprendendo com Amargosa, nesta primeira Festa Literária”, destacou o secretário de Educação.

Nesta primeira edição da FESLAM, as escritoras e professoras Ângela Vilma, Jovina Souza e Noélia Passos foram as homenageadas. A Festa contou ainda com a presença de outros escritores já consagrados como André Galvão, Elizeu Moreira Paranaguá, Evelin Balbino, Jacquinha Nogueira, José Inácio Vieira de Melo, Júlio Lucas, Moisés Alves, Rita Queiroz, Tatiana Pequeno e Wesley Correia que participaram da FESLAM nas mesas redondas, das rodas de conversas, lançamento de livros. Além disso, ocorreram saraus, encontro com escritores e contação de histórias infantis, numa programação destinada para as crianças e adolescentes, que recebeu o nome de FESLINHA.

As expectativas para o sucesso da programação foram correspondidas na visão do reitor da UFRB, Fabio Josué. Ele parabenizou as professoras Ana Rita Santiago e Creuza Silva  e o gestor Júlio Pinheiro pelo afinco na parceria e na organização da equipe e busca de apoiadores para realização da I FESLAM. “Essa festa traz como tema ‘Literatura e Diversidades’. Então, ela se expressa como ato de resistência na sua realização e também como ato de resistência política nas temáticas que aborda, ao permitir fluir, de forma plena, o debate acerca da diversidade que tanto nos constitui enquanto sociedade brasileira, Bahia, Recôncavo, Vale do Jiquiriçá, Amargosa. Portanto, é um espaço de celebração dessas diversidades nas suas diferentes vertentes”, ressaltou Josué, confiante de que a FESLAM contribuirá para o fortalecimento da cultura na região.

Confira as imagens da primeira edição da FESLAM:

Confira a reportagem colaborativa veiculada na TVE:

Reportagem de Leandro Queiroz, sob supervisão de Jornalistas da ASCOM.

registrado em:
Fim do conteúdo da página