Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > UFRB utilizará o G Suite e contará com novo serviço de e-mail
Início do conteúdo da página
Tecnologia

UFRB utilizará o G Suite e contará com novo serviço de e-mail

12/02/20 13:39 | 12/02/20 21:01 | 917 Renato Luz

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa que passará a utilizar o G Suite for Education, da Google em seu serviço de e-mail. A iniciativa é da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTEC), após a discussão e aprovação da disponibilidade do serviço, em novembro de 2019, pelo Comitê de Governança Digital.

O coordenador da COTEC, Anderson Lago, explica que a modernização da infraestrutura dos serviços de e-mail era necessária e está alinhada às práticas de outras instituições de ensino e a legislação vigente. “A migração do serviço de e-mail objetiva ampliar a capacidade de armazenamento e disponibilidade do serviço. Nosso serviço atualmente não consegue competir com o de grandes provedores que oferecem capacidade de armazenamento muito superior a nossa”, conta.

De acordo com Lago, a previsão é que no mês de março já esteja disponível o novo serviço. “Estamos capacitando os técnicos dos Centros para orientar os usuários nas unidades sobre o uso do Gmail e na primeira semana do mês de março todos já devem estar usando o Gmail. Qualquer dificuldade que eventualmente ocorra daremos o suporte ao usuário”, explica.  Outra vantagem, de acordo com Lago, é o bloqueio de sites maliciosos incluso no serviço sem nenhum custo para a instituição.

Segundo a COTEC, durante o processo de migração, as caixas de entradas dos usuários serão migradas para o G Suite, possibilitando uma mudança sem perdas para os usuários que continuarão acessando o serviço com o mesmo login e senha. Mesmo após a migração, os usuários poderão nos primeiros meses continuar acessando para fins de consulta suas mensagens pelo endereço do webmail antigo, email.ufrb.edu.br. Após o término da migração, será definido por quanto tempo o serviço antigo ficará disponível para consulta.

O pró-reitor de Planejamento (PROPLAN) da UFRB, José Joaquim Ramos, destaca que a medida propiciará uma economia substancial nos custos de aquisição e manutenção de equipamentos de armazenamento, além de ofertar ferramentas que facilitam a organização, comunicação e armazenamento de informações.

Facilidades

Além de oferecer armazenamento de e-mail ilimitado, o G Suite disponibilizará outras facilidades como Google Sala de Aula, serviço em que estudantes e professores poderão se conectar, comunicar e distribuir tarefas. Estarão disponíveis ainda o Google Formulários, utilizado para pesquisas quantitativas, o Google Agenda para marcar reuniões e o Google Drive para armazenamento de arquivos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página