Fechar
Página inicial Notícias UFRB divulga editais para Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional
Seleção

UFRB divulga editais para Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional

09/03/20 16:22 , 11/03/20 11:14 | 3234

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Assuntos Internacionais (SUPAI), divulga que estão abertas até o dia 30 de março as inscrições para o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional. Estão sendo ofertadas 18 vagas em instituições da Alemanha e Portugal.

O Edital Nº 01/2020 é destinado aos estudantes interessados na mobilidade na Universidade de Bayreuth (Alemanha), com auxílio financeiro de 350 euros mensais da instituição estrangeira. Já o Edital Nº 02/2020 é referente à mobilidade no Instituto Politécnico de Bragança – IPB, em Portugal, sem contrapartida institucional, custeada integralmente pelo discente. O Edital Nº 03/2020 é referente à mobilidade na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Portugal, custeada integralmente pelo discente.

As inscrições devem ser realizadas por meio do envio da documentação exigida nos editais para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Podem se candidatar apenas os discentes de graduação que tenham integralizado no mínimo 20%, que não sejam discentes concluintes no semestre de início da mobilidade e possuam coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a seis, dentre outros requisitos.

O processo seletivo será constituído por duas etapas, todas de caráter eliminatório e classificatório que incluem análise do histórico acadêmico, entrevista, análise da carta de intenções com exposição dos motivos e análise do Currículo Lattes. Os discentes selecionados para a mobilidade simples realizarão o intercâmbio durante um semestre letivo. A mobilidade internacional terá início em setembro de 2020 nas instituições portuguesas e em outubro de 2020 na universidade alemã.

Os alunos selecionados receberão da instituição estrangeira exclusivamente subsídios para alimentação e hospedagem, durante a mobilidade de acordo com as regras de cada instituição/país. Para tanto, é imprescindível o cumprimento das atividades do Plano de Estudos aprovado pelo colegiado de curso na UFRB, assim como, as que venham a ser definidas pelo IPB. Os custos com passagens aéreas, passaporte, visto, seguro internacional de saúde e quaisquer outras despesas necessárias para implementação da mobilidade serão de responsabilidade dos estudantes selecionados.

Confira os editais:

Edital Nº 01/2020 - Mobilidade na Universidade de Bayreuth ( Alemanha)

Edital Nº 02/2020 - Mobilidade no Instituto Politécnico de Bragança ( Portugal)

Edital Nº 03/2020 - Mobilidade na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro ( Portugal)

Confira os documentos:

Formulário de Inscrição

Carta de Intenções

Termo de Compromisso

Plano de estudos - modelo UFRB

Contrato de estudos do Instituto Politécnico de Bragança - IPB

Contrato de estudos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro 

Formulário para interposição de recurso

Barema (Editais Nº 01/2020 e Nº 03/2020)

Dúvidas sobre os editais pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!