Fechar
Página inicial Notícias Professor da UFRB receberá Título de Doutor Honoris Causa da UFRJ
HOMENAGEM

Professor da UFRB receberá Título de Doutor Honoris Causa da UFRJ

Kabengele Munanga é professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia).
12/03/20 08:49 , 12/03/20 08:49 | 6539

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) concede o Título de Doutor Honoris Causa ao professor doutor Kabengele Munanga, em solenidade que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 20, às 17h, no Salão Pedro Calmon, do Palácio Universitário, 2º andar, Campus Praia Vermelha (Avenida Pasteur, 250 – Urca), no Rio de Janeiro.

Kabengele Munanga é professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia).

A homenagem a Kabengele Munanga foi proposta pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH), órgão suplementar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que existe desde 14 de setembro de 2006.  Trata-se do primeiro Núcleo de Políticas Públicas em Direitos Humanos, com caráter estatutário, em universidade pública brasileira.

A homenagem decorre de seu trabalho nas áreas de Antropologia da África e da População Afro-brasileira, com enfoque em temas como racismo, políticas e discursos antirracistas, negritude, identidade negra versus identidade nacional, multiculturalismo e educação das relações étnico-raciais.

Kabengele Munanga

Perfil

Brasileiro por naturalização desde 1985, Munanga nasceu na República Democrática do Congo, onde se graduou em Antropologia Social e Cultural pela Universidade Oficial do Congo (1964-1969). Foi nessa Universidade que iniciou sua carreira acadêmica como Professor Assistente (1969-1975).

Em 1969 recebeu uma bolsa de estudos do governo belga (OCD) para iniciar seus estudos de Pós-Graduação na Universidade Católica de Louvain, Bélgica, onde viveu de 1969 a 1971. Nesse tempo, foi pesquisador no Museu Real da África Central em Tervuren (Bruxelas) onde se especializou em estudo das artes africanas tradicionais.

Por questões relacionadas à ditadura militar instalada em seu país, teve que voltar sem terminar o doutorado.

Entre os anos de 1975 a 1977, conclui seu doutorado na Universidade de São Paulo, (USP) em Ciências Humanas (área de concentração em Antropologia Social), com bolsa de estudos doada pela instituição. Foi professor visitante da USP na Escola de Sociologia e Política de São Paulo; na Universidade Candido Mendes; na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal; na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, Moçambique, professor associado na Universidade de Montreal, Canadá, onde ministrou seminários além de orientar projetos de mestrado e teses de doutoramento na Faculdade da Ciência das Religiões.

Sua carreira acadêmica ganhou destaque como professor efetivo na Universidade de São Paulo (1980-2012), de onde se aposentou como Professor Titular, atuando principalmente nas áreas de Antropologia da África e da População Afro-brasileira, com enfoque nos seguintes temas: racismo, políticas e discursos antirracistas, negritude, identidade negra versus identidade nacional, multiculturalismo e educação das relações étnico-raciais.

Kabengele Munanga organizou o livro "Superando o racismo na escola" que foi o primeiro a introduzir a questão racial nos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais, livro cujas primeira e segunda edições foram prefaciadas, respectivamente, pelo ministro da Educação, Paulo Renato e pelo presidente da República, sociólogo Fernando Henrique Cardoso, colega de cátedra na USP.

Kabengele Munanga ocupou cargos de Diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (1983-1989), Vice-Diretor do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (2002-2006), Diretor do Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo (2006-2010).

Ele é autor de mais de 150 publicações entre livros, capítulos de livros e artigos científicos.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!