Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > UFRB cria Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento a COVID-19
Início do conteúdo da página
COVID-19

UFRB cria Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento a COVID-19

16/03/20 09:10 | 18/03/20 10:54 | 397 César Velame

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) criou, na última sexta-feira (12), por meio da Portaria Nº 319/2020, o Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento a COVID-19. 

Caberá ao Comitê, acompanhar e avaliar questões inerentes ao contexto epidemiológico do mencionado vírus, respeitando as diretrizes dos órgãos públicos competentes no trato do assunto e orientar as decisões da Administração Central da UFRB quanto às ações a serem encaminhadas, enquanto perdurar o quadro de pandemia estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Coronavírus COVID-19

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) os coronavírus são a segunda principal causa do resfriado comum (após rinovírus) e, até as últimas décadas, raramente causavam doenças mais graves em humanos do que o resfriado comum. Contudo, atualmente, 140 países confirmaram mais de 183 mil casos e 7,1 mil mortes – a maioria na China.

O Brasil confirmou, até então, 291 casos, sendo 14 no Estado da Bahia (cinco em Feira de Santana, cinco em Salvador, três em Porto Seguro e um em Prado).

Medidas de Proteção

Sabendo da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional que o mundo está vivendo com essa pandemia, o Comitê incentiva toda comunidade acadêmica para o autocuidado e utilização das medidas de proteção:

- Evitar aglomerações e ambientes sem ventilação adequada;

- Evitar contato próximo com pessoas doentes, ou com sinais ou sintomas respiratórios;

- Ter precaução com objetos possivelmente contaminados (corrimãos, maçanetas, celulares, interruptores, torneiras, carrinhos de supermercado).

- Lavar cuidadosamente as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos, com muita frequência. Na falta, friccione-as com álcool em gel em concentrações ≥ 60% até 70%. Sempre evite tocar olhos, nariz e boca.

Coronavírus em Pauta na UFRB

Durante o Reencôncavo em Saúde, evento de recepção dos estudantes ingressantes da UFRB, ocorrido no Centro de Ciências da Saúde, em Santo Antônio de Jesus, no último dia 06 de março, ocorreu a Mesa Redonda intitulada "SARS, MERS e a nova Pandemia do Coronavírus" com os professores Paloma de Sousa Pinho (Epidemiologista e Doutora em Saúde Pública), Fernando Vicentini (Doutor em Doenças Infecciosas) e Jeancarlo Argolo Reale (Médico Infectologista/Medicina Intensiva) para uma discussão científica, informativa e preventiva.

Confira na íntegra:

registrado em:
Fim do conteúdo da página