Fechar
Página inicial Notícias UFRB recebe propostas para edital PIBIC e PIBIC AF 2020-2021 até 24 de abril
INICIAÇÃO CIENTÍFICA

UFRB recebe propostas para edital PIBIC e PIBIC AF 2020-2021 até 24 de abril

27/03/20 09:16 , 16/04/20 17:35 | 6991

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), convoca sua comunidade acadêmica para apresentação de propostas de projetos de pesquisa visando à seleção de estudantes como bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC e PIBIC AF) 2020/2021. O prazo para submissão de propostas se encerra no dia 24 de abril.

Os editais PIBIC e PIBIC AF da UFRB seguem os calendários específicos das agências de fomento (FAPESB e CNPq), que até o presente momento não sofreram alterações.

A inscrição deve será realizada obrigatoriamente pelo professor orientador pelo endereço sapx.ufrb.edu.br. Os modelos de documentos necessários e indispensáveis a serem anexados estão disponíveis no site ufrb.edu.br/pibic. Será aceito um único projeto por orientador com até cinco planos de trabalho distintos pertencentes a este projeto, podendo ser contemplado com até duas bolsas. Os bolsistas devem ter disponibilidade de, no mínimo, 20 horas semanais para se dedicar às atividades do projeto.Excepcionalmente para o ano de 2020, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) receberá a documentação complementar de bolsistas por meio eletrônico, conforme explicitado no Edital.

Os candidatos devem estar regularmente matriculados em cursos de graduação da UFRB, a partir do segundo semestre de ingresso; apresentar desempenho acadêmico com média igual ou superior a 6,0; não ter vínculo empregatício nem ser beneficiado por outra bolsa, de qualquer natureza; estar vinculado a um grupo de pesquisa, sob orientação de um pesquisador produtivo, e não apresentar qualquer grau de parentesco com seu provável orientador.

Para análise e julgamento das propostas será observada a Orientação Técnica Nº 001/2020. O resultado do julgamento das propostas será divulgado no site ufrb.edu.br/pibic

O programa concederá bolsas pelo prazo máximo de 12 meses. Esclarecimentos e informações adicionais podem ser obtidos pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Sobre o programa - Visa despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes dos cursos de graduação da UFRB, mediante a participação em projetos de pesquisas orientados por pesquisadores atuantes e qualificados com titulação mínima de mestre, possibilitando ao iniciante a aprendizagem de técnicas e métodos e epistemologias, o desenvolvimento do pensar e criar científico, tecnológico e artístico-cultural, com aprimoramento do espírito crítico.

Segundo a coordenadora de pesquisa da PPGCI, professora Soraia Fonteles, o edital deste ano apresenta algumas novidades. "Em primeiro lugar o fato de ter sido construído a partir de consultas à comunidade científica em visitas aos centros de ensino e com a participação efetiva dos gestores de pesquisa desses centros, que constituíram, inclusive, uma comissão especial. Outra novidade diz respeito à linha de corte, que passou para 70% da média aritmética da produção de todos os docentes que submeteram propostas por Centro de Ensino, excetuando a nota dos docentes com pontuação igual ou superior à do bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ) com menor pontuação no respectivo Centro de Ensino, ressaltou, Fonteles. 

Quanto à quantidade de bolsas, o professor Maurício Silva, pró-reitor da PPGCI, afirma que o cenário incerto impossibilita definição precisa sobre o total de fomento que teremos: “As indefinições do governo quanto ao fomento da pesquisa em nível nacional e o contingenciamento orçamentário ainda em vigor, somados ao avanço da epidemia da Covid19, geram um cenário de incertezas no campo da produção científica. Estamos trabalhando para garantir um número de bolsas superior ao de 2019; o objetivo é ampliar seguindo a tendência de aumento da produção científica na universidade, que se manifesta no aumento das publicações e na ampliação de programas de pós-graduação. Mesmo neste cenário de isolamento social forçado, tenho certeza que receberemos um grande número de propostas para o Edital PIBIC-PIBIT/2020”, explica.

Confira o Edital PIBIC/PIBIC AF 2020-2021.

Acesse o modelo de proposta.

Mais informações no site do PIBIC.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!