Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > UFRB antecipa colação de grau de formandos de Medicina por meio de videconferência
Início do conteúdo da página
COVID-19

UFRB antecipa colação de grau de formandos de Medicina por meio de videconferência

22/04/20 20:19 | 29/04/20 09:56 | 1840 Renato Luz

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) trabalha para garantir mais profissionais na sociedade para combater a pandemia da CoVid-19. Nesta quarta-feira (22), 18 estudantes de Medicina foram reunidos virtualmente para cerimônia de colação de grau antecipada. 

O reitor da UFRB, Fábio Josué, conduziu a solenidade por meio da videoconferência e destacou que antecipação da colação de grau da segunda turma de Medicina é uma das ações da UFRB para contribuir no enfrentamento, controle e combate à CoVid-19. Em sua mensagem aos formandos, o reitor destacou o empenho da UFRB em atender aos anseios da sociedade e a contribuição que a ciência e a pesquisa podem dar na melhoria da qualidade de vida. “A antecipação desta formatura possibilitará que 18 novos médicos, egressos da UFRB, possam se inserir profissionalmente na luta contra a pandemia da CoVid-19. Certamente, pela sólida e abrangente formação que receberam, são profissionais que têm muito a contribuir com a saúde, especialmente na rede pública”, afirmou.

O coordenador do curso, Fernando Feijó, falou do orgulho e do empenho na preparação da documentação. “A formatura por meio de videoconferência é algo que nunca imaginamos, mas é uma necessidade que o momento atual de epidemia nos impõe. Conseguimos adiantar a formatura desta turma em cerca de 40 dias, entendendo que os formandos já tinham cumprido quase toda a carga horária do curso e estavam aptos, do ponto de vista formativo, para atuarem como profissionais médicos na rede de saúde, ajudando no combate à pandemia da CoVid-19”, frisou o docente. O formando Deivid Rodrigues, que também é servidor técnico da instituição, falou em nome dos demais formandos e agradeceu o apoio e a colaboração de todos.

A diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Flávia Henrique, parabenizou os formandos, agradeceu a presença dos estudantes, dos familiares, coordenadores do curso e técnicos administrativos da instituição que viabilizaram a tramitação dos processos de antecipação de colação de grau e a sua transmissão. Lembrou ainda que a iniciativa de realizar a videoconferência foi uma resposta rápida para as demanda de profissionais de saúde que a sociedade vivencia.

A solenidade contou ainda com a presença da vice-diretora do CCS, Josineide Alves; da gestora de Ensino do Centro, Adriana Lourenço e da vice-coordenadora do curso de Medicina, Joana Carvalho.

Com o apoio da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC) da UFRB, esta foi a quarta colação de grau por meio das ferramentas de videoconferências no CCS e a oitava da instituição. No CCS foram realizadas, anteriormente, colações de grau nos cursos de Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) e Medicina, fundamentais no enfretamento à CoVid-19. As demais colações aconteceram no Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL) e no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) até o dia 5 de abril, último dia para colações de acordo com o calendário acadêmico de 2019.2.

registrado em:
Fim do conteúdo da página