Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Professores da UFRB participam do livro Pedagogias Digitais no Ensino Superior
Início do conteúdo da página
PUBLICAÇÃO

Professores da UFRB participam do livro Pedagogias Digitais no Ensino Superior

27/04/20 09:42 | 27/04/20 09:42 | 649 Fábio Ferreira

O livro Pedagogias Digitais no Ensino Superior, lançado pelo Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior, do Instituto Politécnico de Coimbra, tem a contribuição de dois professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

O livro, físico e digital, com 230 páginas, faz parte da coleção “Estratégias de Ensino e Sucesso Académico: Boas Práticas no Ensino Superior” (volume 8).

A coleção busca valorizar a investigação aplicada e tem por objetivo divulgar estudos no âmbito da pedagogia, métodos pedagógicos inovadores, iniciativas promotoras do sucesso académico e projetos de intervenção desenvolvidos em cooperação entre instituições de ensino superior e organizações da comunidade.

Os professores Ariston de Lima Cardoso (CETEC) e Eniel do Espírito Santo (CECULT) escreveram o capítulo 5 “Literacia digital: um mosaico de experiências no contexto da formação docente”.

Segundo os autores, a literacia ou letramento digital se constitui em um desafio no contexto da formação docente para atuação no ciberespaço educativo. “Compreendemos por literacia digital o amplo leque de possibilidades de inserção em ambientes digitais, tanto para ler quanto para escrever, aprender e ensinar, constituindo-se em condição imprescindível no âmbito da docência na educação a distância (EaD), intensamente mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)”, escreveram.

O capítulo apresenta a literacia digital na perspectiva de um mosaico de experiências, no âmbito da formação docente, realizadas na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), especificamente no Laboratório de Física em Dispositivos Móveis e suas potencialidades pedagógicas; a utilização da ferramenta do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK), no contexto da formação docente; a utilização do perfil do uso do espaço virtual, como estratégia para o sequenciamento didático e pedagógico, além da utilização dos Massive Open Online Courses (MOOC), como possibilidade de formação docente.

No tocante à metodologia da pesquisa, o estudo publicado na forma de artigo, configura-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, que utilizou como procedimentos de coleta de dados o relato de experiências, amparado por uma pesquisa documental realizada na UFRB.

Os autores

Ariston de Lima Cardoso é doutor em Geociências (IGEO-UFBA), mestre em Física, bacharel e licenciado pela Universidade Federal da Bahia, atualmente Pós-Doutorando na Universidade Aberta de Portugal. É professor adjunto na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência em gestão acadêmica e administrativa de cursos de graduação, tecnológico e pós-graduação, superintendência e coordenação de programas nacionais e institucionais.

Eniel do Espírito Santo é doutor em Educação (UDE/FCDE), com pós-doutoramento em Educação (FCU/EUA); mestre em Gestão Integrada de Organizações (UNEB); especialista em Formação de Docentes e Tutores em EaD (UNINTER) e em Psicologia Organizacional (UNIFACS). Bacharel em Administração de Empresas (UNICASTELO) e Licenciado em Pedagogia (UNINTER). Professor adjunto no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), coordena o Núcleo de Educação Continuada Digital da Superintendência de Educação Aberta e a Distância e a Pós-graduação Lato Sensu em Tecnologias e Educação Aberta e Digital.

O livro encontra-se disponível gratuitamente em cinep.ipc.pt/index.php/publicacoes/livros.

registrado em:
Fim do conteúdo da página