Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > UFRB divulga protocolo para prevenção da Covid-19 nos ambientes de trabalho
Início do conteúdo da página
Coronavírus

UFRB divulga protocolo para prevenção da Covid-19 nos ambientes de trabalho

28/08/20 17:38 | 28/08/20 17:36 | 1467 Fernanda Braga

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (PROGEP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulgou o Protocolo de Orientação Geral para Prevenção da Covid-19 nos Ambientes de Trabalho. O documento foi elaborado pela área de Segurança do Trabalho do Núcleo de Gestão e Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (NUGASST) para direcionar a adoção de medidas mínimas de prevenção na UFRB, capazes de atenuar/eliminar potenciais fontes de propagação do novo Coronavírus (Covid-19) nos seus ambientes.

Conforme dados divulgados pela pesquisa do Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento à Covid-19 da UFRB, em torno de 97% dos servidores da Universidade estão em trabalho remoto. O protocolo destina-se, portanto, de forma emergencial, àqueles que, devido às particularidades dos seus cargos e funções, precisam desempenhar suas atividades de forma presencial.

“À medida que esses/as trabalhadores/as executam suas atividades, é imprescindível que se mantenha uma conscientização da percepção dos riscos à situação que enfrentamos neste momento. Só agindo dessa forma que poderemos melhor assegurar e recordar constantemente as medidas preventivas de proteção”, avalia o protocolo. O texto também destaca que possíveis mudanças referentes à situação epidemiológica da Covid-19 certamente obrigarão a instituição a refletir sobre consequentes necessidades de adequações nas políticas e nas práticas preventivas nos ambientes laborais.

Dentre as ações preventivas elencadas no protocolo estão recomendações gerais aos trabalhadores e trabalhadoras, como o uso constante de máscara facial; lavagem frequente das mãos e uso de álcool gel; limpeza de maçanetas, mesas e instrumentos coletivos de trabalho; aferição de temperatura corporal antes de iniciar as atividades diárias, e manutenção da ventilação natural dos ambientes. Para a gestão, sugere-se garantir a ampla divulgação das medidas, adotar procedimentos junto às empresas tercerizadas para reforçar a adoção das práticas de prevenção e disponibilizar equipamentos de segurança individual e coletivos.

O protocolo conclui que não esgota todas as ações necessárias e preventivas para o combate eficaz das possíveis fontes de propagação da Covid-19 e se soma às demais ações já implementadas e realizadas junto à comunidade da UFRB. Ao final, ressalta que é necessário o comprometimento de toda a comunidade acadêmica para que se coloque em prática as recomendações do documento.

registrado em:
Fim do conteúdo da página