Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > UFRB realiza cerimônia de entrega de novas unidades no CCAAB
Início do conteúdo da página
Institucional

UFRB realiza cerimônia de entrega de novas unidades no CCAAB

27/11/20 00:58 | 27/11/20 11:31 | 988

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou na última quinta-feira, dia 19 de novembro, a cerimônia de inauguração e entrega de novas unidades nas áreas de Pesca, Agroecologia, Avicultura e Caprinocultura, no Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB). 

Participaram do ato, o reitor Fábio Josué Santos; o vice-reitor, José Pereira Mascarenhas; a direção do CCAAB, representada pelo diretor, Elvis Vieira e pelo Vice-diretor, Josival Santos Souza; o pró-reitor de Planejamento (PROPLAN), José Joaquim da Silva Ramos; o chefe da Coordenadoria de Infraestrutura e Meio Ambiente (CIMAM), Joel Santos; além de docentes, técnicos e estudantes vinculados aos respectivos cursos contemplados com os equipamentos. As cerimônias de entrega dos espaços foram realizadas de acordo com os cuidados orientados pelas autoridades de saúde (número reduzido de pessoas, uso de máscaras, álcool em gel e manutenção do distanciamento social).

Na ocasião, a reitoria entregou ao CCAAB os seguintes equipamentos: o Pavilhão de Laboratórios e o Prédio do Núcleo de Sanidade Aquícola FINEP/UFRB para o curso de Engenharia de Pesca; o Pavilhão de Aulas Práticas para o curso de Tecnologia em Agroecologia; a Unidade Zootécnica de Avicultura e a Unidade Zootecnia de Caprinocultura/Ovinocultura, que beneficiarão os cursos de Agronomia, Zootecnia e Medicina Veterinária.

inauguracoes ccaab

O diretor Elvis Vieira manifestou a alegria e satisfação da comunidade do CCAAB com os novos equipamentos. “Com estes novos equipamentos, a comunidade acadêmica ganhará melhores condições para o desenvolvimento das suas atividades de pesquisa, de extensão e de gestão, garantindo uma maior qualificação e aperfeiçoamento dos nossos discentes. Novos projetos poderão ser idealizados e realizados, além de proporcionar condições adequadas para a realização de atividades de extensão como cursos, seminários e dias de campo”, lembrou. 

O pró-reitor de Planejamento José Joaquim da Silva Ramos (PROPLAN) destacou o empenho das equipes de trabalho. “Importante destacar que com a entrega dessas obras a UFRB consegue eliminar um passivo remanescente de obras paralisadas que ela havia acumulado. Estamos vencendo alguns dos gargalos de infraestrutura. Nós ainda sabemos que temos um desafio enorme nessa nova conjuntura orçamentaria, mas hoje podemos festejar, pois avançamos em mais alguns equipamentos disponibilizados à comunidade acadêmica para que os cursos possam ter uma melhor infraestrutura para desempenhar o seu papel na formação dos nossos alunos”, ressalta.

O reitor Fábio Josué lembrou que as obras foram iniciadas em gestões anteriores e destacou os esforços de todos envolvidos na sua consecução, especialmente as equipes da PROPLAN/CIMAM; “As últimas pendências para a conclusão das obras foram sanadas com extensão da rede elétrica do campus, em aproximadamente 3 km, o que também pode ser considerada mais uma obra entregue à comunidade. O conjunto de equipamentos entregues potencializa nossa capacidade de formação profissional nas áreas envolvidas, além de propiciar aos docentes, técnicos e estudantes melhores condições de trabalho e estudo. São espaços que atendem necessidades dos nossos cursos e favorecem possibilidades de integração, fortalecendo as atividades de ensino, pesquisa e extensão”. Disse ainda que “em contexto tão adverso pelo qual passam as Universidades federais, os investimentos em infraestrutura representam também uma ação importante para a afirmação do projeto político da UFRB – que se faz cotidianamente para ser inclusiva, diversa, democrática e indutora do desenvolvimento regional”, completou, em referência ao atual momento.

O vice-reitor José Mascarenhas registrou que as inaugurações sinalizam resultados de opções que foram feitas na gestão orçamentária e na reconfiguração do desenho organizacional. "Relevante ainda destacar que a entrega recente de uma ampliação de rede de alta tensão vai permitir ao CCAAB colocar em operação três galpões que atendem a área de Engenharia Florestal e que não operavam em função desta carência energética. Dois elementos adicionais merecem destaque neste momento: o primeiro diz respeito a ser o Pavilhão de Laboratório de Engenharia de Pesca o primeiro edifício com captação de água de chuvas da Universidade. Outro elemento é o  carater inovativo implementado pelo Núcleo de Energia da CIMAM no processo licitatório da rede elétrica que viabilizou estas entregas", disse.

registrado em:
Fim do conteúdo da página