Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > EDUFRB lança edital de apoio a publicações em homenagem às ações e políticas afirmativas
Início do conteúdo da página
Editora

EDUFRB lança edital de apoio a publicações em homenagem às ações e políticas afirmativas

04/12/20 14:22 | 04/12/20 14:21 | 1186

A Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB), em parceria com a Pró-reitora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), lançou neste 20 de novembro, durante a cerimônia do Dia da Consciência Negra e em Memória a Zumbi dos Palmares, o edital de apoio à publicação de livros impressos e eletrônicos (e-books) em homenagem aos 15 anos de Ações e Políticas Afirmativas da UFRB. O período para a inscrição das propostas será de 1º a 30 de abril de 2021, pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Como se trata de uma edição comemorativa, o apoio previsto neste edital refere-se a propostas de trabalhos resultantes de pesquisas científicas, inovações tecnológicas, experiências de extensão, inovações pedagógicas, políticas e ações afirmativas, dentre outros trabalhos acadêmicos que tenham as ações e políticas afirmativas da UFRB como ponto fulcral da pesquisa. A proposta de livro deverá ser encaminhada vinculada a um dos cinco eixos:

1) Raça, corpo, gênero, sexualidades e interseccionalidades: relações étnico-raciais, gênero e diversidade sexual; branquitude e relações étnico-raciais; feminismos negros; ações afirmativas e pessoas com deficiência; masculinidades negras e seus processos de subjetivação; negritude e africanidades; juventudes negras.

2) Educação e antirracismo: educação para as relações étnico-raciais; políticas públicas, ações afirmativas e a presença negra no ensino superior; infâncias, relações étnico-raciais, educação e cultura; violência epistêmica; o papel da ciência na desconstrução do racismo.

3) Racismo Ambiental: povos e comunidades tradicionais; direitos e políticas públicas; religiosidades, ancestralidades e identidades negras; universidade e comunidades tradicionais; população negra e o espaço urbano: ocupações, conquistas e resistências; raça, poder e desenvolvimento; população negra e inserção do mercado de trabalho.

4) Direito, Racismo e Saúde/Saúde da população negra: Política Nacional de Saúde Integral da População Negra; racismo institucional; políticas sociais, violências e direitos humanos; justiça, cidadania e controle social; movimentos negros e movimentos sociais.

5) História, Arte e Culturas Afro-brasileiras e Africanas: literaturas e linguagens decoloniais; comunicações, expressões artísticas africanas/afro-brasileiras; intelectuais africanas(os) e da diáspora; filosofia africana e pensamento da afrodiáspora; história da África e das diásporas africanas; memórias, territorialidade, patrimônio negro e ancestralidades.

Os trabalhos encaminhados devem ser de autoria de docentes efetivos, de servidores técnico-administrativos e/ou de discentes vinculados aos cursos de graduação ou pós-graduação da UFRB, podendo ser discentes egressos, bem como envolver nos trabalhos colaboradores de outras universidades ou instituições de pesquisa. A obra deve ter, no mínimo, de 80 e, no máximo, de 250 páginas.

Todas as propostas devem obedecer às normativas definidas pela EDUFRB, disponíveis no site ufrb.edu.br/editora.

Confira na íntegra o Edital EDUFRB Nº 004/2020 - Ações e Políticas Afirmativas da UFRB

registrado em:
Fim do conteúdo da página