Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > UFRB oferece 450 vagas para os cursos de Matemática, Música Popular Brasileira e Artes
Início do conteúdo da página
PROCESSO SELETIVO

UFRB oferece 450 vagas para os cursos de Matemática, Música Popular Brasileira e Artes

02/03/21 11:40 | 17/03/21 10:51 | 23754

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre as inscrições para o Processo Seletivo Especial de ingresso nos cursos de graduação em Licenciatura em Matemática, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), e para os cursos de Licenciatura em Música Popular Brasileira e de Licenciatura Interdisciplinar em Artes, ambos do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), todos na modalidade Ensino à Distância (EaD), pela Universidade Aberta do Brasil, para ingresso no semestre letivo 2020.2. As aulas estão previstas para se iniciarem em 26 de abril.

A inscrição dos interessados será gratuita e realizada somente no endereço eletrônico de Processos Seletivos da UFRB: ufrb.edu.br/prosel, até 21 de março.

Das 450 vagas oferecidas, 225 estarão disponíveis para público específico, como professor em exercício na rede pública, estadual ou municipal com no mínimo um ano de experiência e não possuir diploma de Licenciatura em Música, em Matemática ou em Artes; ou ser educador musical em exercício em instituição de ensino e difusão de música (conservatórios, cursos livres, filarmônicas e similares) com no mínimo um ano de experiência (exclusivamente para o curso de Música Popular Brasileira); ou ser Arte-Educador em exercício em instituição de ensino e difusão artística (museus, cursos livres, ONGs, grupos de teatro, associações de artistas, centros culturais, pontos de cultura e similares) com no mínimo um ano de experiência (exclusivamente para o curso de Interdisciplinar em Artes).

Outras 225 vagas são destinadas para o público em geral, que poderão optar por concorrer as vagas de Ampla Concorrência; as vagas reservadas aos cotistas (Lei nº 12.711/12, alterada pela Lei n.º 13.409/16) e as vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas adotadas pela UFRB, de acordo com a Resolução nº 008/2019.

Os interessados nas vagas de Público em Geral devem ter realizado, obrigatoriamente, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em uma das seguintes edições: 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019 e não ter obtido nota zero em qualquer uma das provas.

As 450 vagas oferecidas estão distribuídas entre os Polos de Ensino à Distância localizados em Feira de Santana, Itaberaba, Rio Real, Sapeaçu e Simões Filho para o curso Interdisciplinar Em Artes; Macaúbas, Remanso, Rio Real, Sapeaçu e Simões Filho para o curso de Matemática; e Capim Grosso, Ilhéus, Ipiaú, Seabra e Simões Filho para o curso de Música Popular Brasileira.

Os cursos serão oferecidos na modalidade de Educação a Distância, com a realização de atividades presenciais obrigatórias semanais, aos sábados, desenvolvidas nos Polos de Apoio Presencial, de acordo com o Projeto Pedagógico de cada curso.

Seleção

Os interessados inscritos como público específico serão classificados na ordem decrescente das Notas da Carta de Intenção (CI) e por curso que se inscreveu. No Anexo II do edital constam a temática e o barema da Carta de Intenção e será atribuída nota 0 (zero) a carta de intenção que for plagiada, ilegível, ou não contemplar os critérios estabelecidos no edital. .Será considerado eliminado o candidato que obtiver nota 0 (zero) na carta de intenção.

Os interessados inscritos como público em geral serão classificados e selecionados na ordem decrescente das médias aritméticas das notas obtidas nas provas do ENEM no curso e modalidade de concorrência que se inscreveu.

Segundo o edital, as provas de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Redação terão peso 1. Caso o candidato tenha realizado o ENEM em mais de uma edição das aceitas no Edital, será considerada a maior média entre estas.

O resultado da 1ª Chamada acontece no próximo dia 18 de março. A matrícula on-line acontece no período de 18 a 22 de março.

Mais informações em ufrb.edu.br/prosel.

registrado em:
Fim do conteúdo da página