Fechar
Página inicial Notícias UFRB recebe propostas para edital PIBIC e PIBIC AF 2021-2022 até 20 de abril
INICIAÇÃO CIENTÍFICA

UFRB recebe propostas para edital PIBIC e PIBIC AF 2021-2022 até 20 de abril

31/03/21 12:55 , 31/03/21 12:55 | 2276
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), convoca seus professores e pesquisadores para apresentação de propostas de projetos de pesquisa visando à seleção de estudantes como bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC e PIBIC AF) 2021/2022, apoiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e a UFRB, por meio do sistema de cotas institucionais.

O prazo para submissão de propostas se encerra no próximo dia 20 de abril.

A inscrição será realizada obrigatoriamente pelo professor orientador no endereço sapx.ufrb.edu.br/2021. Os modelos de documentos necessários e indispensáveis a serem anexados estão disponíveis no site ufrb.edu.br/pibic.

O projeto de pesquisa submetido ao edital deve estar registrado e aprovado no Centro de Ensino em que o proponente é lotado até a data de submissão da proposta, podendo estar em colaboração em projeto já cadastrado e aprovado anteriormente.

O Comitê do Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRB, seguindo o que estabelece a Orientação Técnica 02/2021 da PPGC definirá, proporcionalmente, o número de propostas apresentadas em cada Centro de Ensino com o número de bolsas que serão disponibilizadas.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica concederá bolsas pelo prazo máximo de doze meses, podendo contemplar alunos regulares dos cursos de Graduação da UFRB. Estas bolsas terão início em 1º de setembro/outubro de 2021 e término em 31 de agosto/setembro de 2022. A origem dos recursos de bolsas a serem concedidas por projeto será definida pela PPGCI.

Será aceito um único projeto por orientador com até cinco planos de trabalho distintos pertencentes a este projeto. Aqueles planos que não forem contemplados com bolsa poderão, solicitar discentes voluntários para o desenvolvimento dos planos.

Os bolsistas devem ter disponibilidade de, no mínimo, 20 horas semanais para se dedicar às atividades do projeto, confirmado através do comprovante de matrícula.

Os bolsistas serão selecionados pelos orientadores somente após a divulgação do resultado final. Dentre os critérios de seleção dos bolsistas, os alunos devem estar regularmente matriculado em Cursos de Graduação da UFRB, a partir do segundo semestre de ingresso (exceto em casos de estudantes que por condições específicas já “herdam” o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) de cursos anteriores da própria UFRB); apresentar bom desempenho acadêmico (IRA) evidenciado pelo histórico escolar, com média igual ou superior a 6,0 (seis); e não apresentar qualquer grau de parentesco com seu provável orientador.

O resultado final do julgamento das propostas será divulgado no próximo dia 04 de junho no site da PPGCI.

Esclarecimentos e informações adicionais sobre o edital poderão ser obtidos na Secretaria do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Coordenação de Pesquisa da PPGCI, através do e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou no Núcleo de Gestão de Pesquisa de cada Centro de Ensino.

Sobre o programa - Visa despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes dos cursos de graduação da UFRB, mediante a participação em projetos de pesquisas orientados por pesquisadores atuantes e qualificados com titulação mínima de mestre, possibilitando ao iniciante a aprendizagem de técnicas e métodos e epistemologias, o desenvolvimento do pensar e criar científico, tecnológico e artístico-cultural, com aprimoramento do espírito crítico.

Confira o Edital 01/2021 - Iniciação Científica PIBIC -PIBIC AF -2021/2022.

Acesse o Barema PIBIC / PIBIC - AF 2021-2022.

Acesse os Formulários de Projeto e Planos.

Mais informações no site do PIBIC.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!