Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > UFRB fica em 3º lugar no Ciclo 2 do Desafio A4F de Startups e Grupos de Pesquisa
Início do conteúdo da página
INOVAÇÃO

UFRB fica em 3º lugar no Ciclo 2 do Desafio A4F de Startups e Grupos de Pesquisa

31/05/21 14:44 | 31/05/21 14:44 | 364

allforfood2

Pesquisadores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) tiveram destaque com premiação no Ciclo 2 – Desafio de Startups e Grupos de Pesquisa (Desafio All 4 Food), cuja temática em Produtos, Ingredientes, Embalagens do Futuro e Economia Circular, teve a programação online encerrada no último dia 28 de maio. Foram cinco dias de imersão no All 4 Food, programa multidisciplinar ativo, colaborativo e de governança policêntrica no ecossistema de inovação na área de alimentos e bebidas. Congrega pesquisadores e alunos das maiores universidades e centros de pesquisa do país.

Os grupos de pesquisas Núcleo de Estudo dos Insetos (INSECTA) e Laboratório de Probióticos (LAPRO) da UFRB trabalharam integrados e conquistaram o terceiro lugar geral entre os oito grupos pré-selecionados do Brasil inteiro.

Com o terceiro lugar, os pesquisadores foram premiados com 50% de desconto em um dos cursos Aspectos jurídicos ou Empreendedor para empreendedor: Como é o investimento anjo (patrocinado por Anjos do Brasil); Fast pass para a fase de pitch do Programa Germinar de Conexão com Startups (da M. Dias Branco); e ingressos para a próxima Campus Party, em São Paulo (patrocinados pelo SEBRAE).

A organização do evento ainda reconheceu os pesquisadores da UFRB com a distinção “Menção Honrosa” - outros quatro grupos de pesquisa receberam essa referência.

Os grupos INSECTA/LAPRO concorreram no Ciclo 2 na Categoria A: Ideação, Desenvolvimento e Validação e obtiveram o terceiro lugar geral.

São considerados “grupo de pesquisa”, pesquisadores individuais e grupos ou organizações de pesquisa atuando em universidades ou laboratórios de pesquisa públicos ou privados, integrantes do quadro permanente ou temporário de institutos de pesquisa públicos ou privados; professores em qualquer nível de ensino, alunos de iniciação científica, de graduação e pós graduação, e seus orientadores; bem como outras categorias acadêmicas que desenvolvam ciência e tecnologia em qualquer nível de ensino.

Três fases

A disputa do Desafio All 4 Food conta com três fases. O Ciclo 1 do Desafio A4F, já encerrado, destinou-se às soluções com proposta de valor relacionadas à Indústria 4.0, food safety, food fraud e food defense (Mais informações em: https://cors.usp.br/all4food/desafio-a4f-de-startups).

O Ciclo 2 do Desafio A4F destinou-se às soluções relacionadas às grandes temáticas de economia circular, food waste e food loss (desperdício e perda de alimentos), novos ingredientes, produtos e embalagens.

O Ciclo 3 do Desafio A4F, planejado para o segundo semestre de 2021 será voltado a soluções direcionadas às cadeias produtivas e varejo inteligente.

Mais em All 4 Food - https://all4food.com.br.

registrado em:
Fim do conteúdo da página