Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Professores e alunos da UFRB criam chatbot para auxiliar calouros sobre vida universitária
Início do conteúdo da página
INTERAÇÃO

Professores e alunos da UFRB criam chatbot para auxiliar calouros sobre vida universitária

07/06/21 13:36 | 07/06/21 13:36 | 1130

Estudantes e professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) desenvolveram um chatbot para auxiliar calouros e universitários de graduação da instituição, sobre os meandros da vida universitária.

O chatbot, chamado de ReconBOT, instalado na plataforma Facebook, é um programa de computador que faz o que é programado, simulando uma conversa humana em um chat. Dessa forma, é possível automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, como dúvidas frequentes, na forma de diálogo pré-definido entre o usuário e um “robô”.

O projeto foi realizado pelos estudantes do Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas (BCET) Ewerton Luis Souza da Silva e Edgleison Costa Silva, com o apoio dos professores Ramon Lopes (coordenador) e João Neto, ambos do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) e Gabriel Ribeiro, Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da UFRB.

Pelo ReconBOT é possível saber informações de nove áreas distintas. Entre as escolhas de opções desejadas estão: 1) Siglas e Conceitos; 2) Meu Curso; 3) Rotinas Acadêmicas; 4) Matrícula; 5) Apoio à Permanência Estudantil; 6) Programas de Ensino, Extensão ou Pesquisa; 7) Monitoria; 8) Sigaa: e 9) Biblioteca.

Segundo os desenvolvedores do chatbot, o objetivo do projeto é auxiliar os estudantes de graduação, sobretudo os calouros, em suas dúvidas durante a adaptação à vida universitária. Na iniciativa privada, exemplo de uso de tecnologia de chatbot é o do Magazine Luiza, com a Lu, usado como canal de comunicação com seus clientes.

O ReconBOT até o momento está disponível apenas no Facebook. Os envolvidos no projeto esperam que o ReconBOT possa facilitar a vida dos calouros da UFRB e que em breve novas funcionalidades sejam incorporadas para prover uma melhor experiência e responder novas dúvidas, dentre a elas a integração com o WhatsApp e Telegram.

Acesse o ReconBOT: facebook.com/reconbotufrb.

registrado em:
Fim do conteúdo da página