Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > UFRB elabora materiais para orientar sobre a utilização do módulo de extensão no SIGAA
Início do conteúdo da página
EXTENSÃO

UFRB elabora materiais para orientar sobre a utilização do módulo de extensão no SIGAA

26/07/21 13:17 | 26/07/21 13:17 | 870

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), lançou um hotsite explicativo sobre os procedimentos de registro e certificação de eventos, programas, projetos e cursos oferecidos pela UFRB, utilizando o Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA). Um dos avanços alcançados com a adoção do sistema é a uniformização dos procedimentos praticados em todos os setores e os campi da instituição.

O conteúdo do hotsite pode ser acessado no menu "Registro e Certificação" do site da PROEXT. O menu reúne textos, cards, guias e tutoriais, que orientam comunidades acadêmica e externa, sobre a dinâmica das atividades de extensão (eventos, projetos, programas, cursos) no Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas.

Desde a implementação do Módulo de Extensão, no SIGAA, em janeiro passado, que todos os registros de atividades, inscrições em eventos, download de certificados e envio de relatórios, passaram a serem feitos naquele módulo.

Os fluxos, dentro do Sistema, são baseados nos formulários e procedimentos já conhecidos pela comunidade acadêmica. O registro e a certificação são atribuições da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), entretanto dependem de ações da Gestão de Extensão dos centros de ensino, das áreas de conhecimento e da coordenação das atividades, conforme a Resolução 38/2017, que prevê a gestão da extensão de forma descentralizada.

Manutenção do Módulo

Segundo Sandrine da Silva Souza, chefe do Núcleo de Comunicação da PROEXT, qualquer dificuldade operacional no Módulo Extensão ou no próprio SIGAA deve ser comunicada a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTEC), responsável pela manutenção do Sistema, através da abertura de chamado no Help Desk. “Dúvidas na operacionalização do Sistema podem ser esclarecidas pela Gestão de Extensão dos centros de ensino da UFRB”, explica Sandrine.

As universidades públicas brasileiras têm substituído os formulários analógicos por sistemas digitais, que trazem mais transparência e agilidade para a gestão pública. Na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, o lançamento do módulo de extensão no SIGAA é um passo para tornar a gestão mais moderna e eficiente. 

“A implantação do Módulo de Extensão representa um avanço e uma das mais importantes ações na institucionalização, organização e atendimento às demandas das atividades extensionistas nas suas mais diversas dimensões. Além de facilitar todos os processos, o Sistema contribui para o fortalecimento da extensão universitária, na medida em que facilita as consultas e a extração de dados para avaliação, direcionamento de ações e comunicação à sociedade”, afirma Sandrine.

Acesse em ufrb.edu.br/proext/registro-atividades.

registrado em:
Fim do conteúdo da página