Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > UFRB divulga Manual Orientador do ENADE Edição 2021
Início do conteúdo da página
ENADE 2021

UFRB divulga Manual Orientador do ENADE Edição 2021

26/07/21 13:03 | 26/07/21 13:09 | 935

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Procuradoria Educacional Institucional (PEI) e da Coordenadoria de Ensino e Integração Acadêmica (CEIAC/PROGRAD), produziu o Manual Orientador do ENADE Edição 2021 (Exame Nacional de Desempenho dos Discentes), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), para avaliar o desempenho acadêmico dos alunos concluintes dos cursos de graduação de instituições públicas e privadas do país, inclusive os cursos na modalidade EAD (Educação a Distância).

Neste ano, os cursos da UFRB que farão o ENADE são os de Bacharelados em Ciências Biológicas e Ciências Sociais; e os das Licenciaturas em Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, História, Matemática (Presencial/EAD), Música Popular Brasileira (Presencial/EAD), Pedagogia, Pedagogia PARFOR, Pedagogia Educação do Campo e Química.

O ENADE é hoje uma das principais medidas de qualidade do ensino superior do país. Entre os objetivos do ENADE estão a avaliação do desempenho acadêmico dos discentes concluintes em relação a conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Cursos de Graduação; o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao exercício profissional; e, o nível de conhecimento dos discentes sobre a realidade social, econômica e política em geral.

O ENADE é uma oportunidade para o discente participar de um processo de avaliação em larga escala e, ao mesmo tempo, conhecer o próprio nível de desempenho acadêmico ao final da sua trajetória na universidade. Além disso, quando o discente participa do exame de forma comprometida, ele fornece informações fidedignas e relevantes para a avaliação do curso e da Instituição que escolheu para estudar. “Ter uma boa nota no ENADE contribui para aumentar a nota do curso e da instituição, mas, sobretudo, significa ter um diploma valorizado e, consequentemente, uma maior possibilidade de empregabilidade no futuro”, explica o manual.

Para as instituições, o cálculo dos indicadores das Instituições de Ensino Superior é realizado com base nos dados Censo da Educação Superior e no desempenho dos cursos no ENADE. "O ENADE possibilita aos gestores, docentes, coordenadores de curso, técnicos e discentes um feedback importante sobre o processo de ensino e aprendizagem, o perfil discente, as condições de funcionamento de cada curso, além de revelar se os projetos pedagógicos (PPCs) estão ou não adequados às Diretrizes Curriculares Nacionais do curso. Portanto, não se trata apenas de um selo de qualidade ou os melhores indicadores, mas de alcançar a excelência acadêmica”, descreve o documento.

Baixe o Manual Orientador do ENADE 2021.

registrado em:
Fim do conteúdo da página