Fechar
Página inicial Notícias Iogurte de cogumelo, pesquisa espacial e mau hálito no Univerciência deste sábado (25)
Univerciência

Iogurte de cogumelo, pesquisa espacial e mau hálito no Univerciência deste sábado (25)

24/09/21 13:34 , 24/09/21 13:34 | 906

Neste sábado (25) o Univerciência mostra um novo iogurte feito à base de cogumelo e seus benefícios ao organismo. O programa apresenta também um projeto de microrrede elétrica inteligente para modernização do Centro Espacial de Alcântara e a construção de um novo instrumento de pesquisa astronômica. Ainda nesta edição, vamos mostrar um dispositivo a partir de garrafas pet para a limpeza da língua evitando o mau hálito. No‌ ‌ar‌ ‌pela‌ ‌TVE‌ ‌aos‌ ‌sábados,‌ ‌às‌ ‌14h30,‌ ‌o‌ ‌programa‌ ‌tem‌ ‌horários‌ ‌alternativos‌ ‌às‌ ‌segundas-feiras,‌ ‌às‌ ‌20h,‌ ‌e‌ ‌quartas-feiras,‌ ‌às‌ ‌7h30.‌

O consumo do cogumelo começa a cair no gosto do brasileiro. O programa vai mostrar o trabalho de pesquisador do Instituto Federal Baiano que criou um iogurte, feito com pó de cogumelo, que promete diversos benefícios à saúde. Um dos objetivos principais do projeto é estimular o enriquecimento protéico da dieta dos consumidores, uma vez que o alimento é rico neste tipo de nutriente.

O projeto de microrrede elétrica inteligente desenvolvido para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado na cidade de Alcântara (MA), vai garantir mais segurança no fornecimento de energia, além de utilizar uma fonte renovável para geração de energia em um dos espaços mais importantes do Centro Espacial, sobretudo nos momentos de lançamentos de foguetes e satélites. A construção e o desenvolvimento da microrrede de energia elétrica inteligente que atenderá cargas críticas nas dependências internas do CLA faz parte do programa de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Equatorial Energia e Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e conta com o Instituto de Energia Elétrica (IEE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) como parceiro tecnológico de desenvolvimento. O projeto conta também com as parcerias da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).

O Univerciência vai mostrar também que nos últimos 12 meses, 10 novos planetas foram descobertos, não necessariamente semelhantes à Terra, por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O estudo do universo pode nos ajudar a solucionar alguns mistérios que até hoje existem para a ciência, como a formação dos planetas e suas características. A UFRN atualmente integra um consórcio internacional para a construção de um novo instrumento de pesquisa astronômica, a fim de descobrir novos planetas com características semelhantes à Terra.

O mau hálito pode ser motivado por diversos fatores e uma das causas é a saburra lingual, uma substância esbranquiçada que fica na superfície da língua. Existem produtos específicos para efetuar essa limpeza, inclusive a própria escova dental é uma opção. Porém, ela pode gerar incômodos, como náuseas, e os outros dispositivos podem ser considerados caros para muitas famílias. Em busca de uma solução simples, ecológica, acessível e eficaz, uma pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (UFS) elaborou um dispositivo confeccionado a partir da reutilização de garrafas pet, cortadas em formato adequado para limpeza e sem risco de danos à língua do paciente. O invento já tem um pedido de patente em andamento.

O programa Univerciência tem a participação de instituições de ensino de todos os estados nordestinos a partir da parceria entre universidades, institutos e televisões públicas da região. A produção do conteúdo é colaborativa e a veiculação acontece em TV’s públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras, das universidades e dos institutos na Internet.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!