Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Tecnologia 3D em cirurgias, biomassa para energia e exoplanetas no Univerciência
Início do conteúdo da página
Univerciência

Tecnologia 3D em cirurgias, biomassa para energia e exoplanetas no Univerciência

22/10/21 15:51 | 22/10/21 15:51 | 206

No Univerciência deste sábado (23) o telespectador vai conhecer um novo método que utiliza tecnologia 3D para procedimentos cirúrgicos, e uma pesquisa com biomassa como alternativa sustentável de geração de energia. O programa vai mostrar ainda um estudo sobre os exoplanetas, que pode ajudar a trazer respostas relacionadas ao nosso Universo, e a criação de um produto que aumenta a durabilidade e protege frutas e verduras de doenças. No‌ ‌ar‌ ‌pela‌ ‌TVE‌ ‌aos‌ ‌sábados,‌ ‌às‌ ‌14h30,‌ ‌o‌ ‌programa‌ ‌tem‌ ‌horários‌ ‌alternativos‌ ‌às‌ ‌segundas-feiras,‌ ‌às‌ ‌20h30,‌ ‌e‌ ‌quartas-feiras,‌ ‌às‌ ‌7h30.‌

Uma metodologia desenvolvida na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) utiliza tecnologias 3D para procedimentos cirúrgicos e biomodelos a serem usados pelos cirurgiões nos hospitais da Paraíba, para otimizar as operações e beneficiar os pacientes. Procedimentos em traumato-ortopédica, cardíaca, fetal, bucomaxilo facial, neurocirúrgica, serão diretamente auxiliados pelos estudos. Eles conseguem projetar em tamanho real o osso do paciente para que o médico tenha dimensão exata do que fazer no momento da cirurgia. Segundo os pesquisadores a tecnologia garante melhores resultados para os pacientes e ainda economia para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), os pesquisadores do Laboratório de Tecnologia Ambiental estão desenvolvendo pesquisa para o aproveitamento energético da biomassa. A biomassa é todo material que contenha energia química em seu interior e pode ser extraída de qualquer tipo de vegetação e árvore, lixo orgânico, resíduos agroindustriais e dejetos de animais. Visando alternativas sustentáveis na geração de energia, os pesquisadores trabalham no desenvolvimento de técnicas para o aproveitamento energético a partir deste material, e os estudos incluem a produção de um bio-óleo extraído de produtos naturais.

Será possível encontrar um planeta similar à Terra no qual possamos viver? O programa vai mostrar os trabalhos desenvolvidos pelo Departamento de Física (DFI) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que estudam as propriedades químicas dos exoplanetas (planetas que orbitam estrelas pertencentes a um sistema planetário distinto do nosso). Segundo os pesquisadores verificou-se que um exoplaneta chamado ‘Ross 128b’ pode possuir características muito semelhantes ao planeta Terra, havendo a possibilidade de ele ser uma potencial Terra 2.0.

Um produto que aumenta a durabilidade e protege frutas e verduras de doenças garantiu a décima quarta carta patente da Universidade Federal do Ceará (UFC). A invenção do revestimento é à base de soro de leite e óleo essencial de erva-doce, que aumenta a durabilidade dos frutos pós-colheita. Nos testes, houve um aumento de até 10 dias no tempo de vida útil do mamão a partir do uso do revestimento. O telespectador vai conhecer a invenção, que pode ser aplicada também em outros alimentos, entre frutas e hortaliças, sendo necessário apenas ajustes nas proporções das substâncias que o compõem.

Criado em 2020 pela TV UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), o Univerciência transformou-se, a partir da parceria com a TVE Bahia e 40 instituições públicas de ensino superior de todo o Nordeste, em um conteúdo colaborativo com alcance e repercussão nacional, através da veiculação por TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras, universidades e institutos na internet.

registrado em:
Fim do conteúdo da página