Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Revista de extensão da UFRB recebe trabalhos para nova edição até 30 de janeiro
Início do conteúdo da página
PUBLICAÇÃO

Revista de extensão da UFRB recebe trabalhos para nova edição até 30 de janeiro

12/01/22 14:08 | 12/01/22 14:08 | 381

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) recebe artigos e relatos de experiências para publicação na Revista Extensão até o próximo dia 30 de janeiro. A submissão de trabalhos deve ser feita, exclusivamente, via plataforma OJS - Open Journal System no Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRB.

Na plataforma, é necessário que o proponente faça um cadastro como autor para visualizar o link de submissão e poder submeter o trabalho para avaliação. Os proponentes devem obedecer às normas de submissão

Na 22ª edição, um dos capítulos será um dossiê temático com reflexões e relatos sobre diretrizes, metodologias e experiências na temática da curricularização da extensão. Ao submeter o trabalho, o autor deve sinalizar, no item “seção” do formulário online, se o trabalho é direcionado para o dossiê.

A curricularização da extensão é o processo de inclusão de atividades de extensão nos currículos dos cursos de graduação, de forma indissociável com o ensino, a pesquisa e as políticas afirmativas. Trata-se de uma das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação - PNE (2014 – 2024). Até 2022, todas as universidades públicas brasileiras deverão assegurar, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, prioritariamente, em áreas de grande pertinência social.

“É uma oportunidade para implementação de inovação pedagógica que reafirma o papel da universidade pública enquanto instituição social. A curricularização da extensão é um processo em construção contínua e coletiva, em prol da consolidação de uma formação acadêmica crítica e emancipatória, tendo como premissa o respeito à diversidade de saberes e de culturas nos processos educativos, científicos, artísticos, culturais e tecnológicos”, avalia a pró-reitora de Extensão Tatiana Velloso.

Além das produções sobre curricularização da extensão, o periódico vai publicar artigos e relatos nas áreas temáticas em que atua: Comunicação; Cultura e Artes; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho; Gênero e Sexualidade.

A publicação da Revista Extensão é uma atividade prioritária da Pró-Reitoria de Extensão da UFRB. Diante do atual contexto de pandemia de Covid-19, a publicação é feita por meio de teletrabalho pela equipe da PROEXT/UFRB. Com periodicidade semestral, tem o compromisso de divulgar os conhecimentos produzidos a partir da Extensão Universitária, em suas diversas modalidades, na relação indissociável entre o ensino, a pesquisa e as políticas afirmativas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página