Fechar
Página inicial Notícias UFRB atualiza Diretrizes Institucionais de Biossegurança de Enfrentamento à COVID-19
Publicação

UFRB atualiza Diretrizes Institucionais de Biossegurança de Enfrentamento à COVID-19

28/01/22 14:12 , 28/01/22 15:38 | 2453
imagem sem descrição.

O Conselho Universitário (CONSUNI), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), aprovou a atualização – para a 2ª versão – do documento “Diretrizes Institucionais e Protocolos de Medidas de Biossegurança de Enfrentamento Á COVID-19 na UFRB”.

A atualização do documento foi apresentada pelo Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento à COVID-19, composto por representação institucional de especialistas de saúde e representantes dos Centros de Ensino, das Pró-Reitorias, do NUGASST/PROGEP, do Laboratório de Diagnóstico Molecular da COVID-19 (LabCov) e do Hospital Universitário de Medicina Veterinária (HUMV).

A versão atualizada do documento foi aprovada em reunião do CONSUNI, ocorrida em 14 de dezembro.

Entre os destaques estão a Fase 5 com a indicação do retorno das atividades acadêmicas de ensino presenciais, obedecendo o devido protocolo de biossegurança, com acesso a unidades acadêmicas; atividades acadêmicas de pesquisas em laboratórios; aulas teóricas e práticas de graduação e pós-Graduação; e detalha os critérios de acesso para as unidades administrativas, residências universitárias, bibliotecas, mobilidade/serviços de transporte e cantinas. 

Para ter acesso às dependências, os alunos, professores, pesquisadores, técnicos-administrativos e membros da comunidade deverão utilizar, obrigatoriamente, máscara de proteção, manter distanciamento social e o uso de álcool em gel.

Um dos principais aspectos referendados no documento é o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Indicadores de Saúde e Evolução da Pandemia, com o acompanhamento dos indicadores da saúde e da evolução da pandemia: coeficiente de incidência da COVID-19, coeficiente de mortalidade, letalidade, taxa de ocupação de leitos de UTI, e cobertura vacinal.

O documento aponta que a realização das atividades presenciais nos campi da UFRB deverão ser executadas somente por pessoas com esquema vacinal completo contra a COVID-19, em conformidade com o artigo 12 da Resolução CONSUNI Nº 007/2021, em que no parágrafo único prevê que poderá ser exigida a comprovação de imunização completa, disponibilizada pela rede pública de saúde, com apresentação do certificado nacional de vacinação ou da carteira de vacinação.

De acordo com a professora Paloma Pinho, presidente do GT Indicadores de Saúde e Evolução da Pandemia e membro do Comitê da COVID-19 da UFRB, "novas atualizações e alterações poderão ocorrer no documento Diretrizes Institucionais e Protocolos de Medidas de Biossegurança de Enfrentamento à COVID-19 na UFRB, de acordo com os critérios científicos, epidemiológicos e condições sanitárias da epidemia no País, de forma a garantir um ambiente mais seguro e saudável e em defesa das pessoas e da vida".

Retorno das atividades acadêmicas presenciais

O Conselho Acadêmico (CONAC) aprovou o retorno das atividades acadêmicas presenciais de graduação no semestre 2021.2, marcado para iniciar em 11 de abril de 2022. O calendário da pós-graduação, correspondente ao semestre 2022.1, as atividades presenciais estão previstas para iniciar, presencialmente, em 21 de março de 2022.

Suspeita ou confirmação de COVID-19

Em caso de suspeita ou confirmação da COVID-19 por membros da comunidade acadêmica, a UFRB solicita o preenchimento do formulário eletrônico, disponível em: https://forms.gle/XSYwxfxkekUfpy5q7.

Confira a nova versão do documento Diretrizes Institucionais de Medidas de Biossegurança de Enfrentamento à COVID-19.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!