Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Começam inscrições do SISU 2022.1; UFRB oferece 1,6 mil vagas em 45 cursos
Início do conteúdo da página
SISU 2022.1

Começam inscrições do SISU 2022.1; UFRB oferece 1,6 mil vagas em 45 cursos

15/02/22 10:02 | 15/02/22 10:35 | 3235

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022.1 tiveram início nesta terça, dia 15, e seguem até 18 de fevereiro. O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação no qual as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Pode concorrer quem fez a prova em 2021 e não obteve zero na prova de redação.

Todo o processo de inscrição é feito exclusivamente pela internet, pelo Acesso Único, que reúne todas as formas de acesso ao ensino superior promovidas pelo MEC. O novo portal oferece mais informações e praticidade. Na parte superior da home, basta clicar em Sisu para visualizar onde deve ser efetuada a inscrição. Assista ao vídeo com tutorial. 

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) integra o Sisu e oferece 1.636 vagas na edição 2022.1. As vagas são para 45 cursos de graduação ofertados nos campi de Amargosa, Cachoeira/São Félix, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus.

Os candidatos poderão se inscrever no Sisu em até duas opções de vaga, especificando, em ordem de preferência, as suas opções na instituição de educação superior participante, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência. É possível alterar estas opções durante todo o período de inscrição e será considerada válida a última alteração confirmada. A seleção será constituída de chamada regular única e o resultado será divulgado no dia 22 de fevereiro.

O início das aulas para o semestre 2022.1 da UFRB está previsto para o dia 29 de agosto de 2022, de acordo com o Calendário Acadêmico

Passo a passo da inscrição no SISU 2022.1

Ao clicar no botão para se inscrever, o estudante deve inserir os dados do seu Cadastro Único do Governo Federal no acesso.gov.br (login e senha). Quem ainda não tem um cadastro deve providenciá-lo com antecedência.

Ao acessar o Sisu com os dados do gov.br, o interessado deve atualizar, se for o caso, e confirmar seu telefone e e-mail. Depois basta escolher até duas opções de curso. Para começar, clique em “Fazer inscrição na 1ª opção” e repetir esse procedimento para a 2ª opção de curso.

Antes e durante o período de inscrição, o candidato pode explorar as vagas ofertadas, pesquisando por município, instituição ou nome do curso. A consulta das vagas está disponível desde o início de fevereiro.

É importante se atentar à escolha da modalidade de concorrência que possui dois formatos: ampla concorrência e lei de cotas (ações afirmativas).

Após conferir os dados de suas escolhas, curso e modalidade de concorrência bem como se terá a documentação a ser exigida para a matrícula, basta clicar em “Confirmar minha inscrição” para concluí-la.

Matrícula

Os candidatos convocados devem providenciar a documentação para a matrícula, que acontece em duas etapas. A primeira etapa é a pré-matrícula on-line, no período de 23 de fevereiro a 08 de março, no Sistema de Matrícula da UFRB.

Os aprovados devem acessar o sistema, inserir o número de CPF e fazer o upload dos documentos: documento oficial de identificação com foto; certificado e histórico escolar; certificado de quitação militar (apenas para candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos); e demais documentos e/ou arquivos (vídeo e fotos) para as aferições de acordo com a modalidade de reserva de vagas que foi convocado.

Para os aprovados que optaram pelas vagas reservadas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, é necessário informar na pré-matrícula on-line se prefere ser aferido por meio do CadÚnico do Governo Federal, ou por meio de envio de documentos que comprovem a renda de cada membro da família. Saiba como se inscrever no CadÚnico.

A segunda etapa da matrícula é a confirmação on-line, que ocorrerá de 24 a 29 de agosto de 2022.

Heteroidentificação por vídeo e fotos

Os candidatos aprovados que optaram pelas vagas reservadas à pretos e pardos deverão enviar, no ato da pré-matrícula, um vídeo e duas fotos (frontal e perfil) para o procedimento de heteroidentificação. As instruções técnicas estão descritas no Edital PROGRAD Nº 02/2022.

Lista de Espera

As vagas remanescentes do Sisu 2022.1 serão preenchidas pelos candidatos que constarem na Lista de Espera. Para participar, os interessados devem confirmar no site do Sisu o seu interesse pela vaga, no período de 22 a 28 de fevereiro.

Informe-se

Conheça dos cursos de graduação da UFRB

Leia o Edital PROGRAD Nº 02/2022.

Consulte as vagas ofertadas pela UFRB no Sisu 2022.1.

Para ficar informado, acesse diariamente o hotsite do Sisu 2022.1 na UFRB: ufrb.edu.br/sisu.

Receba as novidades do Sisu 2022.1 da UFRB no seu celular acessando o canal do Prosel no Telegram: https://t.me/proselufrb.

Tire suas dúvidas via chat na Central de Atendimento.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC.

registrado em:
Fim do conteúdo da página