Fechar
Página inicial Notícias UFRB recebe propostas para edital PIBIC e PIBIC AF 2022-2023 até 18 de abril
INICIAÇÃO CIENTÍFICA

UFRB recebe propostas para edital PIBIC e PIBIC AF 2022-2023 até 18 de abril

24/03/22 16:22 , 28/03/22 13:07 | 4106
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), convoca seus professores e pesquisadores para apresentação de propostas de projetos de pesquisa ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC - PIBIC AF – 2022/2023), apoiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e a UFRB, por meio do sistema de cotas institucionais.

O prazo para submissão de propostas se encerra no próximo dia 18 de abril. A inscrição online será realizada obrigatoriamente pelo professor orientador no sistema SAPX: sapx.ufrb.edu.br/2022. Os modelos de documentos necessários e indispensáveis a serem anexados estão disponíveis no site ufrb.edu.br/ppgci.

O projeto de pesquisa submetido ao edital deve estar registrado e aprovado no Centro de Ensino em que o proponente é lotado até a data de submissão da proposta, podendo estar em colaboração em projeto já cadastrado e aprovado anteriormente.

A divulgação do resultado final acontece até o próximo dia 03 de junho.

Próxima etapa

No período de 06 a 10 de junho de 2022, acontece o processo de seleção do estudante bolsista.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica concederá bolsas pelo prazo máximo de doze meses, podendo contemplar discentes regulares dos cursos de graduação da UFRB. Estas bolsas tem previsão de início em 1º de setembro/outubro de 2022 e término em 31 de agosto/setembro de 2023.

Os bolsistas serão selecionados pelos orientadores, após esse prazo. Entre os critérios devem estar regularmente matriculados em Cursos de Graduação da UFRB, a partir do segundo semestre de ingresso, exceto em casos de estudantes que por condições específicas já “herdam” o IRA de cursos anteriores da própria UFRB (ex. migração de bacharelado interdisciplinar para terminalidades); apresentar bom desempenho acadêmico (IRA – Índice de Rendimento Acadêmico), evidenciado pelo histórico escolar, com média igual ou superior a 5,0 (cinco); e dedicar no mínimo vinte horas semanais às atividades do projeto, confirmado através do comprovante de matrícula.

Sobre o programa

Visa despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes dos cursos de graduação da UFRB, mediante a participação em projetos de pesquisas orientados por pesquisadores atuantes e qualificados com titulação mínima de mestre, possibilitando ao iniciante a aprendizagem de técnicas e métodos e epistemologias, o desenvolvimento do pensar e criar científico, tecnológico e artístico-cultural, com aprimoramento do espírito crítico.

Esclarecimentos e informações adicionais sobre o Edital poderão ser obtidos na Secretaria do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Coordenação de Pesquisa da PPGCI, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou no Núcleo de Gestão de Pesquisa de cada Centro de Ensino.

Confira o Edital nº 02/2022.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!