Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Segurança alimentar, plantas medicinais e hidrogênio verde em destaque no Univerciência
Início do conteúdo da página
Univerciência

Segurança alimentar, plantas medicinais e hidrogênio verde em destaque no Univerciência

08/04/22 16:54 | 08/04/22 17:37 | 236

Neste sábado (09), às 14h30, na TVE, o Univerciência vai mostrar pesquisas científicas sobre segurança alimentar em tempos de Covid-19 e novas formas de uso de plantas medicinais. O telespectador vai conhecer ainda um estudo sobre plantas de pequeno porte e os protótipos de baixo custo para produção do hidrogênio verde.

Um estudo desenvolvido por pesquisadores do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) de Senhor do Bonfim, busca entender se os alimentos podem apresentar alguns risco de contaminação por coronavírus. O projeto de pesquisa surgiu no início da pandemia e teve como objetivo principal a elaboração de uma cartilha com informações para a população sobre os resultados dos estudos e sobre o cuidado com a higienização dos alimentos a fim de reduzir um possível contágio e disseminação do vírus.

No Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertão-PE), em Petrolina, um projeto de pesquisa tem impulsionado o uso de plantas medicinais na região. As pesquisadoras têm encontrado novas formas de uso para as tradicionais ervas, que agora são utilizadas, inclusive, nos postos de saúde da cidade. De acordo com os pesquisadores, além de resgatar o uso de plantas medicinais, o projeto contribui para o desenvolvimento sustentável da agricultura, cria alternativas para o produtor combater pragas na sua produção e proporciona economia com gastos de produtos químicos, além de levar conhecimento para o tratamento humano.

O herbário, museu cuja principal função é resguardar amostras da diversidade que existe em um determinado lugar, do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) de São Cristóvão, preserva aproximadamente 46 mil exemplares de plantas. O programa vai mostrar o espaço, que é ponto de partida para a pesquisa sobre as briófitas, plantas de pequeno porte, como os musgos. As espécies são fundamentais para reduzir os riscos de erosão no solo, além de servirem como reservatórios de água e nutri entes e de abrigo para a microfauna do ambiente.

Ainda nesta edição, o Univerciência vai mostrar os protótipos de baixo custo para produção do hidrogênio verde, fonte de energia limpa que surge como combustível do futuro, desenvolvidos por pesquisadores do Instituto Federal do Ceará (IFCE), em Maracanaú, com o objetivo de preservar o meio ambiente. Os pesquisadores trabalham com soluções de baixo custo e métodos alternativos na produção e análise do produto. Uma das esperanças da humanidade para ajudar a controlar o aquecimento global, o hidrogênio verde é derivado de fontes renováveis ​​como a água e pode ser usado para fornecer energia à indústria pesada e abastecer veículos de grande porte, como aviões e navios.

Primeiro programa brasileiro de TV e Internet dedicado à popularização da ciência produzida no nordeste brasileiro, o Univerciência foi criado em 2020 pela TV UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), e transformou-se, a partir da parceria entre a TVE Bahia e 40 instituições públicas de ensino superior de toda a região, em um conteúdo colaborativo com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em TV’s públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.

O programa pode ser assistido em diferentes dias e horários nas diversas emissoras de tv aberta, em 12 estados brasileiros, além do Canal Saúde e Canal Futura, e é disponibilizado semanalmente nos canais na Internet por cada TV e universidades participantes, alcançando juntos cerca de 100 milhões de pessoas. Entre estudantes, docentes e técnicos, o Univerciência conta com mais de 800 mil pessoas envolvidas na sua realização, com um alcance de mais de 8 milhões de pessoas nas redes sociais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página