Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > UFRB seleciona bolsista para PET UFRB e Recôncavo em Conexão
Início do conteúdo da página
Seleção

UFRB seleciona bolsista para PET UFRB e Recôncavo em Conexão

26/04/22 09:06 | 26/04/22 09:06 | 1541

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vai abrir inscrições para alunos de graduação interessados em participar como bolsistas do Grupo PET UFRB e Recôncavo em Conexão. O estudante selecionado receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

As inscrições acontecem no período de 05 a 16 de maio, exclusivamente por meio de preenchimento do formulário de inscrição online, também disponível em ufrb.edu.br/pet.

O edital prevê a abertura de uma vaga para preenchimento imediato e formação de cadastro de reserva. Entre os critérios para participar da seleção estão o do aluno estar matriculado e cursando regularmente qualquer dos cursos de graduação vinculados aos centros de Ensino: Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL), Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias (CECULT) e Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) e pertencer ao 2º semestre em diante, tendo por referência o Calendário Acadêmico 2021.2, até um limite de vinculação ao curso de graduação, cujo prazo de integralização (conclusão do curso) lhe permita participar do programa por um período mínimo de um ano, para que possa obter a certificação.

Também é critério para se inscrever no edital, o aluno ter Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou maior a seis (6,0); ter disponibilidade para dedicar 20 horas semanais às atividades do Programa, equalizadas entre atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão; não acumular bolsas de natureza similar (ex.: PIBIC, PIBID, RP, PIBEX, PIBITI e PPQ vinculado a Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão); e não possuir vínculo empregatício.

PET

O Programa de Educação Tutorial (PET) é gerido pelo Ministério da Educação e executado por Instituições de Ensino Superior (IES). O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superiores (IES) do país e orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

O Grupo PET UFRB e Recôncavo em Conexão (PET-URC) foi criado em 2010 com o propósito de promover diálogos entre a universidade e a região do Recôncavo, nomeadamente, a partir das cidades do entorno, nas comunidades do campo e da cidade, estimular o acesso e entrada dos jovens e adultos na vida universitária; desenvolver projetos inovadores com potencial de contribuir com a permanência de estudantes de origem popular na universidade, democratizando o acesso ao ensino superior; aprofundar a formação dos jovens universitários de origem popular como pesquisadores e extensionistas, visando sua intervenção qualificada em diferentes espaços sociais.

Também é papel do programa promover o debate sobre questões focadas na diversidade regional, cultural, de gênero, de classe, de etnia, entre outros temas afins a esse campo de estudo e pesquisa; implantar ações e projetos de assistência integral aos grupos sociais em situação mais crítica de vulnerabilidade social; estimular o debate crítico, reflexivo e o desenvolvimento de ações formativas que visem o processo de afiliação da comunidade acadêmica da UFRB e externa e estabelecer parcerias com outras instituições formativas, a exemplo da escola pública, com vistas à publicidade da universidade, da sua missão e dos cursos que estão à disposição da população.

Confira o Edital PROGRAD Nº 019/2022.

Mais informações em ufrb.edu.br/pet.

registrado em:
Fim do conteúdo da página