Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > UFRB renova parceria com Universidade de Artemisa de Cuba
Início do conteúdo da página
Internacionalização

UFRB renova parceria com Universidade de Artemisa de Cuba

29/04/22 14:55 | 03/05/22 11:45 | 722

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Universidade de Artemisa (UA) de Cuba renovaram o protocolo de intenções para promover e fomentar atividades acadêmicas, científicas e culturais, por meio da colaboração no ensino, na pesquisa e na extensão.

O evento ocorreu na última terça-feira (26) no Gabinete da Reitoria, campus Cruz das Almas, com a presença do reitor da UFRB, Fábio Josué; da pró-reitora de Extensão, Tatiana Velloso; da pró-reitora de Graduação, Karina Cordeiro; da superintendente de Assuntos Internacionais, Carolina Fialho; da chefe do Núcleo de Mobilidade Internacional, Roberta Bruschi; do representante da UA e vice-presidente da Associación de Economistas y Contadores de Cuba (ANEC), Juan Carlos Prego Regalado; e da servidora do IBGE e conselheira do CORECON-RJ, Clician Oliveira.

O reitor Fábio Josué falou sobre a possibilidade de colaboração entre as instituições de ensino. “Podemos dizer da alegria que é formalizar essa assinatura. Estamos muito confiantes e esperamos que a partir desse protocolo de intenções, nós possamos reafirmar essas ações e estreitar a relação entre a UFRB e a Universidade de Artemisa, fazendo essa integração”, afirma. 

Juan Regalado, professor da UA, reiterou o sentimento de satisfação em dar continuação à parceria que já acontece há 7 anos. “Tenho muita alegria com o intercâmbio e creio que trará muitos benefícios para ambas universidades, pois são muito similares em relação ao seu fim e propósitos”.

Cuba é inspiração em participação social, cooperativismo e agroecologia, por isso compartilhar conhecimentos e aproximar as formas de produção da ciência se fazem essencias para a expansão e ampliação de pesquisas e ações de extensão, como destaca a professora Tatiana Velloso, pró-reitora de Extensão.

“Essa discussão sobre a internacionalização deve ser tratada por toda comunidade acadêmica. A extensão universitária é um ponto importante nesse debate e, com certeza, essas ações que vão ser retomadas e restabelecidas com a Universidade de Artemisa vão contribuir com toda essa discussão que a gente coloca em pauta aqui na UFRB", comenta Carolina Fialho, superintendente de Assuntos Internacionais, sobre a importância que a medida terá para fortalecer as políticas de internacionalização.

Confira fotos da assinatura do protocolo de intenções:

Seminário "Cooperativismo em Cuba"

À noite, o professor Juan Carlos Prego Regalado realizou o Seminário "Cooperativismo em Cuba" para estudantes do curso de Tecnologia em Agroecologia e Tecnologia em Gestão de Cooperativas, do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB). O evento foi transmitido pela TV UFRB:

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página