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Inclusão

UFRB realiza consulta com pesquisadores que tratam de inclusão e acessibilidade

15/06/22 16:54 | 15/06/22 16:54 | 362

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Núcleo de Políticas e Inclusão (NUPI) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), disponibilizou formulário online para colher informações dos pesquisadores da instituição, entre servidores docentes e técnicos-administrativos, que trabalham com temas da área da educação especial, inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior, autismo, altas habilidades e superdotação, acessibilidade e transtornos de aprendizagens.

Entre os temas que a UFRB quer identificar entre os pesquisadores estão: Deficiência Intelectual, Deficiência Física, Deficiência Visual, Deficiência Auditiva, Surdos, Tecnologia Assistiva, Autismo, Altas Habilidades/Superdotação, Transtornos de Aprendizagem, Acessibilidade, Inclusão no Ensino Superior ou outro tema da área.

O preenchimento do formulário é parte do esforço de potencializar ações que garantam a inclusão dos estudantes com deficiência na UFRB, além de fortalecer o debate e construir uma UFRB efetivamente acessível.

NUPI

O Núcleo de Políticas de Inclusão foi criado em setembro de 2011 e tem como objetivo assegurar condições de acessibilidade e atendimento adequado aos estudantes com deficiência ou com necessidades educacionais específicas, comprometendo-se com a implementação de políticas e com a busca permanente da eliminação de barreiras. 

Entre as metas do NUPI estão a elaboração de projetos para captação de recursos na área de acessibilidade e tecnologias assistivas; fomentar a formação de docentes e de servidores técnico-administrativos; criar estratégias junto aos colegiados de cursos que assegurem acessibilidade pedagógica e atitudinal entre docentes e servidores técnico-administrativos; e viabilizar os suportes pedagógicos necessários no âmbito de tecnologias assistivas de modo a favorecer a permanência dos estudantes com necessidades especiais nos cursos de graduação da UFRB.

Participe da consulta: https://forms.gle/EA3qbHrEwtczCKxz9.

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