Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > UFRB homenageia 200 anos das lutas pela independência em sessão do CONSUNI
Início do conteúdo da página
Institucional

UFRB homenageia 200 anos das lutas pela independência em sessão do CONSUNI

21/06/22 09:56 | 21/06/22 10:33 | 336

Aconteceu na última terça-feira (14), na Câmara de Vereadores de Santo Amaro, a sessão solene realizada pelo Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em tributo ao bicentenário das lutas pela independência do Brasil na Bahia. O evento contou com a presença da comunidade santamarense, representantes políticos e representantes institucionais da UFRB.

Desde 2017, a cada dia 14 de junho, a sede administrativa da Universidade é transferida para a Câmara de Santo Amaro em homenagem à participação histórica da cidade na luta pela independência do país. O reitor da UFRB, Fábio Josué, celebrou a oportunidade de presenciar a ocasião: “essa Universidade que nasce das lutas e reivindicações históricas do povo do Recôncavo não poderia estar ausente neste dia de hoje para celebrar as lutas e sonhos do passado”, afirmou.

 “Temos como nação a oportunidade de revisitar a nossa trajetória como esse ente político que é o Brasil e pensar nas pautas que como nação já conquistamos e o que falta conquistar”, relatou Sérgio Guerra, professor e vice-diretor do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), sobre os marcos históricos da significativa participação do Recôncavo nas lutas de rompimento com a dominação de Portugal e as reflexões dessas conquistas na atualidade.

Na ocasião, a UFRB recebeu homenagem pelas contribuições feitas à sociedade civil e pela participação na data comemorativa. “A Câmara de Vereadores de Santo Amaro congratula-se com a Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) pela sessão de seu notabilíssimo Conselho Universitário, realizada na sede do poder legislativo santamarense, abrilhantando as comemorações alusivas à assinatura da ata de 14 de junho de 1822. Documento ostensivo de Santo Amaro em prol da independência do Brasil”, dstaca a placa oferecida pelos representantes da Casa.

Selo da Coleção Bicenentenário da Independência do Brasil

Também durante a sessão, a Superintendência da Editora da UFRB (EDUFRB) tornou público o edital do concurso para a escolha do selo comemorativo em homenagem aos 200 anos da independência, que será utilizado nos livros da Coleção Bicentenário da Independência do Brasil. A proposta deverá expressar e representar a missão, resultar numa marca objetiva, capaz de ser reconhecida e identificada pela comunidade externa e interna da UFRB.

A superintendente da EDUFRB, Rosineide Mubarack, falou a respeito do compromisso social da UFRB em suas pesquisas e publicações. "Aqui temos uma universidade pública, gratuita e de qualidade, totalmente comprometida com o povo. Não só com o povo do Recôncavo, do Vale do Jiquiriçá e do Portal do Sertão, mas também com a Bahia, com o Brasil e com o mundo. Nós produzimos ensino, pesquisa e extensão e defendemos as políticas afirmativas na pele, na cor, no sangue, na cultura e na arte", infatizou.

Confira o Edital Selo da Coleção Bicenentenário da Independência do Brasil.

Assista a Sessão Solene do CONSUNI:

Confira fotos do evento:

registrado em:
Fim do conteúdo da página