Página inicial > Notícias > UFRB homenageia 200 anos das lutas pela independência em sessão do CONSUNI

UFRB homenageia 200 anos das lutas pela independência em sessão do CONSUNI

21/06/22 09:56 | 21/06/22 10:33 | 336

Aconteceu na última terça-feira (14), na Câmara de Vereadores de Santo Amaro, a sessão solene realizada pelo Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em tributo ao bicentenário das lutas pela independência do Brasil na Bahia. O evento contou com a presença da comunidade santamarense, representantes políticos e representantes institucionais da UFRB.

Desde 2017, a cada dia 14 de junho, a sede administrativa da Universidade é transferida para a Câmara de Santo Amaro em homenagem à participação histórica da cidade na luta pela independência do país. O reitor da UFRB, Fábio Josué, celebrou a oportunidade de presenciar a ocasião: “essa Universidade que nasce das lutas e reivindicações históricas do povo do Recôncavo não poderia estar ausente neste dia de hoje para celebrar as lutas e sonhos do passado”, afirmou.

“Temos como nação a oportunidade de revisitar a nossa trajetória como esse ente político que é o Brasil e pensar nas pautas que como nação já conquistamos e o que falta conquistar”, relatou Sérgio Guerra, professor e vice-diretor do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), sobre os marcos históricos da significativa participação do Recôncavo nas lutas de rompimento com a dominação de Portugal e as reflexões dessas conquistas na atualidade.

Na ocasião, a UFRB recebeu homenagem pelas contribuições feitas à sociedade civil e pela participação na data comemorativa. “A Câmara de Vereadores de Santo Amaro congratula-se com a Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) pela sessão de seu notabilíssimo Conselho Universitário, realizada na sede do poder legislativo santamarense, abrilhantando as comemorações alusivas à assinatura da ata de 14 de junho de 1822. Documento ostensivo de Santo Amaro em prol da independência do Brasil”, dstaca a placa oferecida pelos representantes da Casa.

Selo da Coleção Bicenentenário da Independência do Brasil

Também durante a sessão, a Superintendência da Editora da UFRB (EDUFRB) tornou público o edital do concurso para a escolha do selo comemorativo em homenagem aos 200 anos da independência, que será utilizado nos livros da Coleção Bicentenário da Independência do Brasil. A proposta deverá expressar e representar a missão, resultar numa marca objetiva, capaz de ser reconhecida e identificada pela comunidade externa e interna da UFRB.

A superintendente da EDUFRB, Rosineide Mubarack, falou a respeito do compromisso social da UFRB em suas pesquisas e publicações. "Aqui temos uma universidade pública, gratuita e de qualidade, totalmente comprometida com o povo. Não só com o povo do Recôncavo, do Vale do Jiquiriçá e do Portal do Sertão, mas também com a Bahia, com o Brasil e com o mundo. Nós produzimos ensino, pesquisa e extensão e defendemos as políticas afirmativas na pele, na cor, no sangue, na cultura e na arte", infatizou.

Confira o Edital Selo da Coleção Bicenentenário da Independência do Brasil.

Assista a Sessão Solene do CONSUNI:

Confira fotos do evento: