Fechar
Página inicial Notícias UFRB participa de encontro das universidades e institutos baianos com a bancada federal
Institucional

UFRB participa de encontro das universidades e institutos baianos com a bancada federal

14/07/22 14:25 , 14/08/23 13:32 | 1187
imagem sem descrição.

Nesta segunda-feira (11), as seis instituições federais de educação superior sediadas na Bahia - UFBA, UFRB, UFOB, UFSB, IFBA e IF-Baiano - apresentaram à bancada baiana no Congresso Nacional uma proposta de emenda parlamentar que visa mitigar, em 2023, os impactos da defasagem orçamentária acumulada nos últimos anos. Este prejuízo foi agravado recentemente pelo corte de 7,2% imposto ao orçamento discricionário das universidades e institutos federais. 

Dirigido à deputada Lídice da Mata, coordenadora da bancada, o documento propõe a apresentação de uma emenda parlamentar com valor aproximado de R$36,9 milhões. A quantia corresponde a 10% do somatório dos orçamentos das seis instituições - repetindo, assim, a iniciativa realizada no ano passado.

A distribuição do montante deverá ser proporcional ao orçamento de cada universidade e o valor solicitado poderá ser direcionado para despesas de custeio - como o gasto com energia elétrica das universidades e institutos, a fim de liberar recursos das instituições para "a manutenção dos editais de apoio à pesquisa e extensão, a continuidade dos contratos administrativos essenciais à manutenção das nossas instituições e a preparação das nossas unidades para o retorno às atividades presenciais", como explica o ofício.

No texto assinado pelos seis reitores, as instituições enfatizam a necessidade não somente de recomposição, como de ampliação do investimento federal em um momento de retomada plena das atividades presenciais de pesquisa, ensino e extensão.

Apresentada na Biblioteca Universitária de Saúde Professor Álvaro Rubim de Pinho, a iniciativa proposta pelo reitor da UFBA, João Carlos Salles, contou com a adesão dos reitores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Fábio Josué Souza dos Santos; da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Jacques Antônio de Miranda; da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica Guimarães da Luz; do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Luzia Matos Mota; e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF-Baiano), Aécio José Araújo Passos. O encontro contou ainda com a participação da diretora do Campus dos Malês da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Mírian Sumica Carneiro Reis; do presidente da Associação dos Professores Universitários da Bahia (Apub), Emanuel Lins; do coordenador de comunicação da Assufba, Antônio Bonfim Moreira; do diretor do Diretório Central dos Estudantes, Arlindo Neto; além de pró-reitores, diretores e assessores de instituições.

Representaram a UFRB, além do reitor Fábio Josué, o pró-reitor de Planejamento, José Joaquim Ramos e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação, Maurício Silva. Também estiveram presentes os congressistas Alice Portugal, Antônio Brito, Arthur Maia, Cláudio Cajado, Daniel Almeida, Lídice da Mata, Jorge Solla, Josias Gomes, Waldenor Pereira e Walmir Assunção.

Leia o ofício na íntegra.

Com informações da UFBA.

Confira fotos do evento:

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!