Fechar
Página inicial Notícias Revista Extensão da UFRB pauta a curricularização da extensão nas universidades
Publicação

Revista Extensão da UFRB pauta a curricularização da extensão nas universidades

10/08/22 11:33 , 10/08/22 16:51 | 951
imagem sem descrição.

Na ilustração da capa da edição de número 22 da Revisão Extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), os braços conectados reforçam a importância da articulação no processo de curricularização da extensão dos quatro pilares que sustentam a vivência universitária: extensão, ensino, pesquisa e políticas afirmativas. O tema da curricularização está presente em trabalhos publicados no dossiê temático, no editorial e na entrevista com a presidenta do Fórum de Pró-Reitores/as de Extensão e Decana de Extensão da Universidade de Brasília (UNB), a professora Olgamir Amancia Ferreira.

A curricularização é o foco da Política Nacional de Extensão dos últimos anos, sendo uma das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação - PNE (2014-2024) que precisa ser atendida até dezembro deste ano. Atualmente, todas as universidades brasileiras devem estar reformando os currículos de graduação. Com o objetivo de inserir a extensão como vivência obrigatória para todos/as os/as estudantes de graduação, as instituições devem levar em conta as especificidades das áreas de conhecimento e o relacionamento com os territórios de identidade.

No Editorial assinado pela pró-reitora de Extensão da UFRB, Tatiana Velloso, a Revista Extensão avalia que a curricularização da extensão auxilia as universidades no enfrentamento das questões sociais, por meio do respeito à diversidade de saberes e de culturas nos processos educativos, científicos, artísticos, culturais e tecnológicos.

A professora Olgamir Amancia Ferreira, em entrevista à Revista Extensão, destaca a necessidade de uma política de estado para financiamento da implementação da extensão no currículo e aponta alguns desafios no processo. "Não há um caminho único, porque cada universidade possui características próprias e, sustentadas em sua autonomia, forjam o seu projeto de desenvolvimento institucional [...] é uma tarefa de toda a universidade, pois este processo implicará em transformações estruturantes, ou seja, na mudança de paradigma de universidade”, afirma.

Além de um dossiê temático sobre a curricularização, a revista de extensão da UFRB publicou artigos e relatos nas demais áreas temáticas de atuação do periódico. No total, a Revista Extensão tem 17 artigos e relatos de experiências publicados na 22ª edição, que veiculam vivências de extensão em universidades das regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do país.

O comitê editorial do periódico já está produzindo a Revista Extensão de número 23. Os trabalhos selecionados, a partir do método de avaliação duplo-cego, um dos princípios fundamentais para se evitar o viés na pesquisa, serão publicados no primeiro semestre de 2023.

Acesse a edição de número 22.

Com a colaboração de Sandrine Souza.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!