Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Acompanhe a Reitoria > UFRB participa de reunião da Andifes com reitores e reitoras de todo o país em Salvador
Início do conteúdo da página

UFRB participa de reunião da Andifes com reitores e reitoras de todo o país em Salvador

12/08/22 14:46 | 24/08/22 15:23 | 515

Reitores e reitoras de todo o Brasil estão reunidos em Salvador para a CLXXXIX Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que acontece nos dias 12 e 13 de agosto na Universidade Federal da Bahia.

Ao todo, 40 intituições estão representadas presencialmente no evento, que começou na manhã de sexta-feira (12), com a reunião do Conselho, e se estende até o sábado (13), com a participação dos dirigentes presentes em Salvador na cerimônia de encerramento da gestão do reitor da UFBA, João Carlos Salles (2014-22), que marca a reabertura do Salão Nobre da Reitoria após restauro. A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está representada por seu reitor, Fábio Josué.

Presidente da Andifes, o reitor Ricardo Marcelo Fonseca (UFPR) destacou a participação da Andifes no ato público  em favor do Estado Democrático de Direito realizado na USP no dia 11. "Não renunciaremos jamais ao papel de protagonismo" da universidade pública na defesa da democracia, afirmou.

Fonseca reafirmou também o papel da entidade no enfrentamento à defasagem orçamentária imposta nos últimos anos a todo o sistema federal de educação superior. O presidente da Andifes definiu como "insuficiente e trágico" o orçamento de 2022 - que já exprimia grande defasagem acumulada, agravada após a confirmação do corte de 7,2% dos recursos.

A reunião é a primeira da nova diretoria da Andifes (2022-23). O presidente Ricardo Marcelo explica que sua realização em Salvador é "uma homenagem ao reitor João Carlos Salles", que, em função da pandemia, não pôde realizar a reunião de encerramento de seu mandato (2019-20) na sede de sua Universidade, conforme a tradição da Andifes.

"O reitor João Carlos Salles foi um grande protagonista da Andifes e teve uma trajetória de oito anos invulgar. A primeira reunião desta nova diretoria nós fazemos em Salvador com total reconhecimento a ele", afirmou Fonseca.

Fotos de Lia Sfoggia/Ascom UFBA. Com informações da Ascom UFBA.

registrado em:
Fim do conteúdo da página