Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > UFRB abre inscrições para seleção do Programa de Residência em Nutrição Clínica
Início do conteúdo da página
Seleção

UFRB abre inscrições para seleção do Programa de Residência em Nutrição Clínica

12/09/22 14:45 | 12/09/22 14:45 | 564

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a abertura de processo seletivo para o ingresso de alunos regulares do Programa de Residência em Nutrição Clínica com ênfase em Pediatria e em Terapia Intensiva, no primeiro semestre acadêmico de 2023.

São disponibilizadas sete vagas, cinco para os candidatos que escolherem a ênfase em Terapia Intensiva e duas aos que escolherem a ênfase em Pediatria. Para candidatar-se a uma vaga no curso, o interessado deve ter concluído o curso de Nutrição.

As inscrições estão abertas até 7 de outubro. O candidato interessado deverá acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA/Processos Seletivos Lato Sensu e selecionar o Processo Seletivo Aluno Regular 2023.1 - Edital 01/2022, conforme indicado no Manual do Candidato. É necessário o interessado preencher formulário e anexar os documentos solicitados.  

Bolsa mensal

Será assegurada pelo MEC para o Programa de Residência em Nutrição Clínica com ênfase em Pediatria e Terapia Intensiva, uma bolsa no valor mensal bruto de R$ 4.106,09 ao Profissional de Saúde Residente matriculado no respectivo Programa, referente ao regime especial de treinamento em serviço de 60 horas semanais, durante os 24 meses do curso, a contar da data de início de suas atividades, conforme normatização federal.

Especialização

A Residência em Nutrição Clínica com ênfase em Pediatria e ênfase em Terapia Intensiva constitui-se em ensino de pós-graduação lato sensu destinada a nutricionistas, sob a forma de curso de especialização. Fruto da parceria entre a UFRB, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e o Ministério da Educação (MEC), este Programa de Residência adota uma concepção de formação multidisciplinar continuada, qualificando os profissionais nutricionistas para atender às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e às demandas da sociedade, no contexto da atenção à saúde. Essa proposta visa, além da formação de um profissional qualificado para atender às exigências do SUS, a formação de um cidadão crítico que busque, em seus espaços de atuação profissional, social e
política, a possibilidade de construir, coletivamente, soluções aos problemas que acometem os usuários do SUS.

Confira o Edital Nº 01/2022 e o Manual do Candidato.

registrado em:
Fim do conteúdo da página