Fechar
Página inicial Notícias UFRB cria Núcleo de Periódicos e contrata empresa para dar suporte às publicações 
Publicação

UFRB cria Núcleo de Periódicos e contrata empresa para dar suporte às publicações 

20/09/22 11:10 , 06/01/23 08:31 | 1962
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) amplia a visibilidade e a importância dos periódicos científicos da instituição, com a criação do Núcleo de Apoio aos Periódicos Científicos (NAGESP), vinculado a Coordenação de Pesquisa (CPESQ) da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) e com a contratação de empresa terceirizada para dar suporte aos editores e pesquisadores.  

A UFRB possui dezesseis periódicos científicos criados ou mantidos pela instituição após o desmembramento da Escola de Agronomia da UFBA. 

O reitor da UFRB, Fábio Josué; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), Maurício Ferreira; a coordenadora de Pesquisa, Soraia Barreto Aguiar Fonteles; e a chefe do NUGESP, Sidiney Ferreira Sardinha, a Sidinha, estiveram presentes na videoconferência realizada na última sexta-feira, dia 16, apresentando as novidades para a área.  

Os editores e autores de revistas científicas Adriana Prestes do Nascimento Palú, Isabel Vilanculos, Isabele Assunção Lacerda, José João, Júlio César dos Santos, Manoelito  Lima de Sousa Reis, Makson J. Reis, Nilson Weisheimer, Robson Bahia Cerqueira, Thaís Fernanda Salves de Brito participaram da videoconferência e ficaram a par das novidades do setor e a troca de experiências entre os participantes da reunião. 

Entre os editores, pesquisadores e representantes das revistas científicas estiveram na oportunidade, professores ligados a Revista Integrativa de Inovações Tecnológicas nas Ciências da Saúde (REVISE); Magistra; Griot (revista de Filosofia); Jornal de Doenças Infecciosas e Saúde Única; Trilhos, e outra em processo de criação.  

O reitor Fábio Josué disse que a definição final pela criação do Núcleo de Apoio aos Periódicos dentro da estrutura organizacional da PPGCI, ocorreu após dialógos com a Editora da UFRB, com a Biblioteca da UFRB e a própria Assessoria de Comunicação, então responsável por essa tarefa. 

“A ideia do núcleo é dar uma assistência mais direta aos periódicos de modo que possamos avançar na capacitação técnica dos editores, nas ações que fortaleçam a organização de periódicos e na melhoria da qualidade do trabalho que é realizado”, explica o reitor.  

Para Fábio Josué, os periódicos da UFRB cumprem papel importante para sistematização do conhecimento produzido e para a socialização, abrindo, inclusive, a perspectiva de se intensificar o diálogo com outras instituições e pesquisadores e fomentar a cultura da produção acadêmica e científica” . 

O pró-reitor Maurício Ferreira disse o Núcleo de Apoio aos Periódicos Científicos vai ter um papel de contibuir com o funcionamento interno e a dinâmica das revistas dentro da UFRB. “Faltava esse ambiente que pudesse ser uma espécie de referência das revistas que estavam dispersas dentro da instituição”.  

Conheça os periódicos da UFRB ufrb.edu.br/portal/periodicos.

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!