Fechar
Página inicial Notícias Laboratório de Diagnóstico Molecular da UFRB caracteriza linhagens do vírus SARS-CoV-2
COVID-19

Laboratório de Diagnóstico Molecular da UFRB caracteriza linhagens do vírus SARS-CoV-2

30/09/22 08:35 , 03/10/22 09:33 | 824
imagem sem descrição.

O Laboratório de Diagnóstico Molecular da COVID-19 (LabCoV) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga novos dados de pesquisa a respeito das linhagens e variantes do SARS-CoV-2, vírus que causa a COVID-19, que circulam na região do Recôncavo da Bahia. Os dados são obtidos através do sequenciamento do genoma viral das amostras positivas detectadas no período de fevereiro de 2022 a junho de 2022.

O levantamento detectou 422 casos positivos de SARS-CoV-2 em 1.092 testes de RT-qPCR, considerado uma técnica padrão ouro para o diagnóstico da COVID-19, de acordo com o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS). A única variante encontrada, neste período, foi a Omicron, reconhecida desde 27 de novembro de 2021, como Variante de Preocupação pela OMS.

Os dados coletados pelo LabCov são compartilhados e computados na plataforma da Rede Genômica, vinculada a FIOCRUZ e ao Ministério da Saúde  para compor o panorama de circulação de linhagens em todo país.

Os dados do LabCoV também demonstram a substituição das linhagens BA.1; BA.1.1; BA.1.5 pelas linhagens BA.2, BA.4, BA.4.1, BA.5.1 e BA.5.2.1, que têm características genômicas que podem levar a uma maior transmissibilidade viral. As outras variantes de preocupação do SARS-CoV-2, anteriormente já identificadas, são Alfa, Beta, Gama e Delta, reconhecidas pela OMS.
Para se ter uma ideia de como anda a circulação da variante Omicron entre os grupos testados, apenas entre maio e junho de 2022, dos 473 exames realizados, 214 foram confirmados positivos para o Sars-CoV-2. Os grupos testados foram profissionais de saúde nos municípios da região de abrangência da UFRB, em seus três territórios de abrangência, com atendimento de rotina para municípios da Regional de Saúde Leste; professores, técnicos, estudantes e pessoal terceirizado da UFRB.

Segundo o pesquisador e professor Hermes Pedreira da Silva Filho, estamos vivendo tempos de maior tranquilidade graças a boa adesão à vacinação, mas devemos nos manter em alerta e preparados para possíveis surtos.

Laboratório de Diagnóstico Molecular da COVID-19 (LabCoV)

Inaugurado no dia 5 de abril de 2021, o LabCoV instalado no Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Santo Antônio de Jesus, realiza o diagnóstico da COVID-19 em trabalhadores da saúde de vários municípios, dentre eles, de Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Conceição do Almeida, Amargosa e de Feira de Santana, bem como da comunidade acadêmica e externa da UFRB. O Laboratório recebe amostras de projeto de extensão e pesquisa, e da plataforma GAL/LACEN-BA.

O LabCoV/UFRB já ultrapassou a marca de 4.500 exames realizados, além de 600 testes realizados em comunidades quilombolas da Bacia e do Vale do Iguape e populações de terreiro de matriz africana na região central do município de Cachoeira, em parceria com a equipe de pesquisadores do Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz/BA).

A equipe técnica é composta por servidores da UFRB, dentre eles, os pesquisadores e professores Fernando Vicentini, Hermes Pedreira da Silva Filho, Jeiza Botelho Leal Reis e Glauber Andrade dos Santos. Hermes Filho ressalta a importância do LabCoV para o monitoramento da COVID-19 e de outros vírus respiratórios na região do Recôncavo da Bahia para detecção de surtos e identificação das variantes em circulação nos municípios da região. "Com este olhar regional, entende-se a dinâmica de infecção da doença apoiando, desta forma, a aplicação de estratégias de combate e políticas de saúde pública", explica o pesquisador.

Confira o 1º Boletim LabCoV.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!