Fechar
Página inicial Notícias UFRB entrega título de Doutor Honoris Causa ao professor Kabengele Munanga  
Institucional

UFRB entrega título de Doutor Honoris Causa ao professor Kabengele Munanga  

09/11/22 14:46 , 13/12/23 09:38 | 1393

kabe entrega1

O educador negro, ativista da luta antirracista, intelectual e pesquisador de estudos negros e afro-brasileiros, Kabengele Munanga, 79 anos, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em sessão solene do Conselho Universitário (CONSUNI), realizada na tarde de ontem, dia 8, no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL).   

A solenidade de homenagem integrou a programação oficial de abertura do Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo 2022. Estiveram presentes na sessão solene do CONSUNI, pró-reitores, diretores e vice-diretores de Centros de Ensino da UFRB, superintendentes, professores, servidores técnicos-administrativos e terceirizados, estudantes, políticos, membros de movimentos sociais, a comunidade cachoeirana e convidados do homenageado e da UFRB.

As apresentações do Canto Coral da UFRB, regido pelo maestro José Alípio de Oliveira Martins; e do cantor, compositor e instrumentalista Levy Emmanuel marcaram as atividades musicais de homenagem ao professor Kabengele Munanga.

A mesa de honra foi composta pelas presenças do reitor e vice-reitor da UFRB, respectivamente, Fábio Josué dos Santos e José Pereira Mascarenhas Bisneto; os diretores Dyane Brito Reis Santos, do Centro de Artes, Humanidades e Letras e Danillo Silva Barata, do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas; e o homenageado, professor Kabengele Munanga. Pela ordem, fizeram uso da palavra, Dyane Brito Reis Santos, Danillo Silva Barata, Kabengele Munanga, José Mascarenhas Bisneto e Fábio Josué.  

O pró-reitor e professor Carlos Alberto Santos de Paulo, membro da Comissão Permanente de Homenagens e Títulos Honoríficos fez a leitura do currículo do homenageado abordando os aspectos mais relevantes da biografia de Kabengele Munanga que ensearam causa à indicação e aprovação da outorga, por unanimidade, em sessão ordinária do Conselho Universitário (CONSUNI) da UFRB.  

O reitor e presidente do Conselho Universitário, professor doutor Fábio Josué Souza dos Santos, fez a outorga do título ao Professor Kabengele Munanga, declarando, textualmente: “Em nome da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, eu, Fábio Josué Souza dos Santos, na forma estatutária e regimental, outorgo a Kabengele Munanga o Título de Doutor Honoris Causa que lhe foi concedido, por unanimidade, pelo Conselho Universitário, na reunião realizada em 06 de setembro de 2022”.  

Ao discursar, Kabengele agradeceu a homenagem.  Anteriormente, a Universidade Federal do Rio de Janeiro havia concedido a mesma honraria ao pesquisador. Ele considerou “rara” a concessão do título. Em 17 anos de existência da UFRB, este foi o sétimo título aprovado pelo CONSUNI. 

Em seu discurso, Kabengele falou de sua história de vida, desde que nasceu em 1942, na aldeia de Bakwa Kalonji, no Congo Belga, seu percurso acadêmico até chegar ao Brasil a convite do professor Fernando Mourão, da Universidade de São Paulo (USP), onde terminou seu doutorado.  

Kabengele falou de sua carreira acadêmica brasileira com o ingresso na UFRN e depois na USP, onde atuou como professor de antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e rememorou sua trajetória na UFRB como Professor Visitante Sênior (CAPES), entre os anos de 2014 e 2020; lembrou que é cidadão baiano, por concessão da Assembleia Legislativa do Estado, discorreu sobre a situação política do País, e por fim, agradeceu aos familiares, dentre eles, a esposa, a psicóloga Irene Kabengele, presente no evento.   

O reitor Fábio Josué disse em seu discurso que a defesa da proposta do título honorífico de Doutor Honoris Causa para Kabengele se justifica, nos termos da regulamentação em vigor na UFRB, em decorrência do homenageado em “aproximadamente seis décadas de atuação ininterrupta na pesquisa e na docência no campo das Ciências Humanas, das Ciências Sociais Aplicadas e das Artes, assim como, na Cultura e na Educação, oferecendo-nos um legado digno de apreciação e louvor, que está posto a serviço da sociedade, na educação para a construção da Cidadania, para o povo negro, para o povo brasileiro que almeja viver em equidade e sob os auspícios da Justiça.  

Para Fábio Josué, a trajetória de Kabengele evidencia não apenas o talento de grande pesquisador e professor, mas sua intensa participação em pesquisa, ensino, extensão e gestão - todas elas características das atividades de um professor doutor -, aliada a uma forte inserção nos movimentos sociais, que resultaram em produção acadêmica vigorosa reconhecida no Brasil, e em diversos países, que o tornaram uma singular referência na sua área de atuação, influenciando estudantes, professores, novos pesquisadores, e também, movimentos sociais e gestores públicos na construção de políticas afirmativas, realizando assim uma contribuição ímpar para a sociedade brasileira. 

O reitor Fábio Josué disse que o homenageado possui relevante atuação nacional e internacional dentre os intelectuais negros contemporâneos, uma vez que integra uma enorme pesquisa, baseada numa sensibilidade aguçada para a leitura dos fenômenos sociais, especialmente aqueles relativos a presença da população negra, aliado a um rigor metódico, e um engajamento na superação do racismo no Brasil.  

Título - Segundo a Resolução CONSUNI UFRB 006/2011, o título de Doutor Honoris Causa será concedido “a personalidades eminentes, nacionais ou estrangeiras, não pertencentes ao quadro de servidores efetivos da UFRB, que se tenham distinguido pelo saber e/ou pela atuação em prol das Ciências, das Artes, da Filosofia, das Letras, das Culturas, do desenvolvimento e do entendimento dos povos, cuja contribuição seja ou tenha sido de alta relevância para o País ou humanidade”. 

>

Fotos da homenagem ao professor Kabengele:

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!