Fechar
Página inicial Notícias UFRB tem 74 cientistas citados entre os mais influentes em ranking internacional
Ranking

UFRB tem 74 cientistas citados entre os mais influentes em ranking internacional

Destes, três pesquisadores da UFRB figuram na lista “10 mil cientistas top da América Latina” do AD Scientific Index 2023.
29/11/22 16:33 , 04/01/23 10:22 | 2958
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) tem 74 pesquisadores citados entre os mais influentes de suas respectivas áreas de atuação no ranking internacional Index Latin America World Citation Ranking 2023, divulgado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE), com atualizações, no dia 17 de outubro. 

Destes, três cientistas figuram na exclusiva lista “Top 10 mil da América Latina”. É a primeira vez que a UFRB figura com esse quantitativo no ranking. O “AD Scientific Index” é o primeiro e único estudo que mostra os coeficientes de produtividade total e dos últimos cinco anos de cientistas com base nas pontuações e citações do índice hindex e i10 no Google Scholar. 

Figurar na lista “10 mil cientistas top da América Latina” do AD Scientific Index 2023 contribui para elevar o prestígio nacional e internacional da instituição em que os pesquisadores estão vinculados. 

Os professores e pesquisadores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), André Dias de Azevedo Neto, 64 anos; Carlos Alfredo Lopes de Carvalho e Sérgio Mattos integram a lista exclusiva de cientistas mais produtivos e influentes da América Latina, reconhecidos pela organização independente Times Higher Education (THE), em publicação digital. 

professores ranking
Professores André Dias de Azevedo Neto, Carlos Alfredo Lopes de Carvalho e Sérgio Augusto Soares Mattos.

O mais bem colocado no ranking da UFRB foi o pesquisador André Dias de Azevedo Neto, professor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC). Ele ministra aulas nos cursos de graduação de Agronomia, Engenharia Florestal e Engenharia de Pesca e na Pós-Graduação de Engenharia Agrícola. Azevedo Neto é citado por suas pesquisas nas áreas de Bioquímica e fisiologia vegetal. Em 41 publicações científicas, Azevedo Neto tem 3371 citações. 

Em segundo lugar no ranking de pesquisadores da UFRB está o professor Carlos Alfredo Lopes de Carvalho (CCAAB), do quadro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Animal (Mestrado) e em Ciências Agrárias (Mestrado e Doutorado) e Líder do Grupo de Pesquisa Insecta, Campus Cruz das Almas. Em 81 publicações, Carlos Alfredo foi citado 3327 vezes. Na edição do ranking em 2021, Carlos Alfredo era o único pesquisador no ranking do "Top 10 mil da América Latina".  

Em terceiro lugar no ranking, está o professor de Comunicação Sérgio Augusto Soares Mattos (CAHL). Mattos é citado por suas discussões acadêmicas nas áreas de História da Mídia, Televisão, Jornalismo, Censura e Economia Política da Comunicação. Em 22 publicações científicas, Sérgio Mattos é referenciado com 1766 citações de seus pares. 

No ranking mundial, os primeiros dez mais produtivos e influentes cientistas da UFRB, são pela ordem: Carlos Alfredo Lopes de Carvalho, André Azevedo Neto, Rafaela Simão Abrahão Nóbrega, Júlio César Azevedo Nóbrega, Adriana CB Suehiro, Thiago Ferreira de Sousa, Doris Firmino Rabelo, Teófilo Galvão Filho, Adriana Regina Bagaldo e Sérgio Mattos. 

André Azevedo disse que se sente muito feliz por estar como o mais citado da UFRB em um ranking dessa envergadura. “Além disso, se considerarmos que em 2021 tínhamos 30 cientistas listados no ranking, a presença atual de 74 docentes da UFRB no AD Scientific Index indica que estamos produzindo pesquisa de qualidade relevante para a sociedade e para o acervo global do conhecimento”.  

Para ele, é importante também lembrar que muitos contribuíram para que esse resultado fosse alcançado e, dessa forma, o sucesso de cada um representa o sucesso do seu Centro e da UFRB. “Também é um momento para renovar o empenho na pesquisa em Ciências Agrárias (minha área de pesquisa), sobretudo agora, quando o futuro do Agro não parece claro. O Brasil é protagonista na alimentação da população mundial (cerca de 1 bilhão de pessoas) e o aumento da produtividade na agricultura depende, sem dúvida, do avanço do conhecimento científico”. “Que a divulgação desta conquista continue girando a "roda do otimismo" e nos motivando a avançar na produção e divulgação científica de qualidade. Muito obrigado a todos!”, comemorou. 

O professor Carlos Alfredo disse que recebia esse resultado com a sensação de dever cumprido, por ele e todos os meus parceiros e colaboradores. “Para mim, o reconhecimento do esforço realizado ao longo da carreira; para o CCAAB e a UFRB penso que ter um de seus pesquisadores neste grupo é um destaque e estímulo para outros colegas e para os estudantes”. Para Carlos Alfredo, figurar entre os cientistas mais produtivos e influentes no ranking da América Latina, “é uma satisfação representar a minha instituição e a região, o Recôncavo da Bahia”.  

Ranking

O AD Scientific Index é sistema que fornece avaliações de periódicos e universidades que, por meio da combinação de diferentes índices e bancos de dados, mede o desempenho de produção dos cientistas e o impacto de seus estudos nos respectivos campos de pesquisa. As informações compiladas para o ranking refletem tanto a performance dos últimos cinco anos quanto a de toda a carreira e compõem lista com os cientistas mais bem posicionados em 11 regiões diferentes do mundo: África, Ásia, Europa, América do Norte, América Latina, Oceania, Liga Árabe, EECA, BRICS, USAN e COMESA.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!