Fechar
Página inicial Notícias Reitor da UFRB participa de reunião com o Governador eleito, Jerônimo Rodrigues
Institucional

Reitor da UFRB participa de reunião com o Governador eleito, Jerônimo Rodrigues

30/11/22 16:03 , 06/01/23 08:32 | 1295
imagem sem descrição.

O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), professor Fábio Josué Santos, foi recebido pelo Governador eleito do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, na manhã da última segunda-feira (28), em reunião realizada para tratar de pauta relacionada às Universidades baianas e à nova gestão estadual. A reunião ocorreu na sede do Desembahia, em Salvador, local onde está funcionando o Gabinete do Grupo de Trabalho de Transição Governamental estadual.

Participaram da reunião, o Governador eleito, Jerônimo Rodrigues; os reitores da UFRB, Fábio Josué; da UFBA, Paulo Miguez; da UFOB, Antônio Jacques Miranda; a reitora da UFSB, Joana Guimarães, a reitora da UNEB, Adriana Marmori; os reitores da UEFS, Evandro Silva; da UESB, Luiz Otávio Magalhães, da UESC, Alessandro Santana; além da reitora do IFBA, Luzia Mota, do reitor do IFBaiano, Aécio Duarte; e a Diretora do Campus do Malês da UNILAB/São Francisco do Conde, Mírian Sumica. Também estiveram presentes na reunião o Prof. Marcius Gomes, Coordenador-executivo de Programas e Projetos Estratégicos da Secretaria de Educação do Estado da Bahia e Roberta Santana, chefe de Gabinete da Secretaria da Saúde (Sesab) e membro da equipe de transição.

Durante a reunião, o Governador eleito, Jerônimo Rodrigues, destacou o relevante papel assumido pelas Universidades Públicas e pelos Institutos Federais da Bahia na inclusão social e na promoção do desenvolvimento social e econômico do estado, apresentou as linhas gerais de ação de sua gestão e manifestou o desejo de promover um maior diálogo com as Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) do estado.

O reitor da UFRB, Prof. Fábio Josué, destacou o quadro dramático vivido pelas Universidades Federais nos últimos anos, com ataques diversos, a exemplo da asfixia orçamentária que muito tem comprometido a capacidade das instituições federais em realizar as suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. O reitor Fábio apresentou o caso da UFRB, uma Universidade que ainda possui importantes demandas na sua infraestrutura física, atende um perfil de estudantes com grande vulnerabilidade econômica e que teve uma perda de mais de 130 milhões de reais nos últimos oito anos, se considerado o orçamento discricionário de 2015 como referência.

Embora reconhecendo que o financiamento das Universidades e Institutos Federais não é competência do Governo Estadual, Fábio Josué apelou para o govenador eleito para que utilize a sua liderança estadual no diálogo com o Grupo de Transição do Governo Federal e com o Presidente Lula e o futuro Ministro da Educação, para reforçar as pautas das IPES baianas, especialmente a urgente necessidade de recomposição orçamentária, com destaque para a assistência estudantil.

O reitor da UFRB colocou-se à disposição para mobilizar a Universidade na perspectiva de contribuir com o novo governo estadual na construção de políticas públicas territorializadas nas regiões onde a UFRB está presente e destacou que a implantação da curricularização da extensão abre um caminho promissor para fortalecer o estreitamento da relação das IPES com a sociedade, devendo os órgãos dos governos municipais e do governo federal participar destas ações. Neste sentido, o reitor retomou proposta já apresentada ao Coordenador-executivo de Programas e Projetos Estratégicos da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Prof. Marcius Gomes, no ano passado, pela Pró-Reitora de Extensão da UFRB, Profa. Tatiana Velloso, de criação, no âmbito do Governo do Estado, em parceria com as Universidades e Institutos, do Programa Estadual de Bolsa de Extensão no Ensino Médio - Pibex EM.

Na reunião também foram tratados temas como o fortalecimento da FAPESB, especialmente no que se refere à manutenção de editais fomento e ampliação do quadro de pessoal efetivo; apoio à Ciência e à Tecnologia, meio ambiente, políticas públicas para a juventude, políticas de combate à pobreza, ao racismo e promoção da inclusão social.

Como encaminhamento, o grupo definiu pela elaboração de um documento a ser enviado ao Grupo de Trabalho de Transição Governamental Federal e ao Presidente Lula e, também, pela realização de um Congresso sobre a Educação Superior do Estado da Bahia, em 2023.

Para o reitor Fábio Josué, a iniciativa do Governador eleito de convidar os reitores e reitoras das Instituições Públicas de Educação Superior da Bahia para a reunião, antes mesmo de sua posse, é carregada de um grande simbolismo e sinaliza para uma forte relação de parceria entre o Governo do Estado e as Universidades e Institutos da Bahia, nos próximos anos. “Saímos animados e esperançosos da reunião! O novo cenário que se anuncia para o governo federal no enche de esperança de que as Universidades voltem a ser reconhecidas na sua importância estratégica para a sociedade; e a disposição do Govenador eleito em estreitar a relação do governo com as nossas instituições nos enche de motivação”.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!