Fechar
Página inicial Notícias UFRB divulga Plano de Logística Sustentável 2023-2024 com 78 ações
Institucional

UFRB divulga Plano de Logística Sustentável 2023-2024 com 78 ações

17/01/23 13:24 , 19/01/23 08:46 | 1255
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga o Plano de Logística Sustentável (PLS) da instituição para o biênio 2023-2024. O Plano de Logística Sustentável é um instrumento de planejamento, com objetivo e ações que visam permitir no âmbito da UFRB, práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos. 

O plano contempla 78 ações, buscando de forma prática e objetiva apresentar todo o programa voltado para a logística sustentável a ser desenvolvida na Instituição, assim como todas as ações de projetos afins.  

“Dessa forma, o PLS se constitui como uma agenda de compromisso institucional que servirá de fio condutor de todas as ações da Universidade”, descreve o documento de 51 páginas, elaborado pela Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável da UFRB. A comissão foi determinada pela Portaria 878, de 31 de agosto de 2022 e formada pelos servidores, os pró-reitores José Joaquim da Silva Ramos (PROPLAN) e Emerson Franco Santa Bárbara (PROAD); Joel Souza dos Santos (CIMAM/PROPLAN), Cláudio Antônio Farias Vargas (CLC/PROAD), Rodrigo de Souza (CCONT/PROAD), Cláudia de Souza Santos (CIMAM/PROPLAN) e José Roberto dos Santos Barbosa (CMP/PROAD). 

O objetivo geral do PLS-UFRB é estabelecer normas e procedimentos na Instituição utilizando a educação ambiental como ferramenta para a implantação de uma política de sustentabilidade em todas as ações e na gestão da UFRB. 

Entre os objetivos específicos do PLS-UFRB, estão o de sugerir práticas ambientalmente corretas para o uso de materiais de consumo, energia elétrica, água e esgoto, coleta seletiva, qualidade de vida no ambiente de trabalho, os processos de compras e contratações nas áreas de obras, equipamentos, serviços de vigilância, limpeza, telefonia, processamento de dados, apoio administrativo e manutenção predial no âmbito da UFRB. 

O plano prevê conscientizar e capacitar todos os atores envolvidos nessas novas ações, demonstrando a necessidade real acerca de práticas sustentáveis nas dependências da Instituição. 

O PLS orienta estruturar o sistema de licitações e obras, a fim de realizar melhores contratações seguindo critérios sustentáveis; e a adoção de critérios de sustentabilidade nas compras públicas, induzindo o mercado a adotar padrões de produção pautados em protocolos ambientais. 

Ações 

O Plano de Logística Sustentável é um instrumento norteador que ajudará no planejamento para a adoção de práticas e métodos que visem a racionalização e sustentabilidade das despesas das Instituições, como também busca apontar ações a serem desenvolvidas pela comunidade acadêmica para criar a cultura da sustentabilidade. 

Entre as práticas a serem adotadas estão listadas a conscientização da comunidade acadêmica UFRB sobre a importância da manutenção dos esforços no sentido de reduzir o consumo dos materiais: copos descartáveis, papel A4 e toner; a importância de otimizar os consumos de energia e de água; a Implantação de um sistema eficiente de separação e destinação dos resíduos sólidos gerados na UFRB, observando a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Política de Resíduos Sólidos da UFRB, entre outras.

Conheça o PLS-UFRB.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!