Fechar
Página inicial Notícias Reitor da UFRB participa de reunião com o presidente Lula e ministros
Institucional

Reitor da UFRB participa de reunião com o presidente Lula e ministros

19/01/23 18:15 , 19/01/23 18:15 | 1002
imagem sem descrição.

O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), professor Fábio Josué, participou na manhã desta quinta-feira (19), de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília.

A reunião, que teve como pauta “Diálogos com reitores sobre as novas perspectivas do Ensino Superior do país” contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana; da ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos; do ministro da Casa Civil, o ex-governador da Bahia, Rui Costa; do secretário Geral da Presidência, Márcio Macedo; do presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), reitor Ricardo Marcelo Fonseca; além de reitores e reitoras de Universidades e Institutos Federais.

Esta é a segunda vez, em menos de 20 dias deste novo governo, que os reitores e reitoras das Universidades e Institutos Federais são convidados, pelo presidente Lula, para participar de agendas no Palácio do Planalto. No dia 1º de janeiro, o Reitor Fábio Josué esteve participando da posse do novo governo. A reunião de hoje pela manhã procurou retomar o dialogo do Governo Federal com as Universidades. Nos últimos anos, as Instituições Federais de Educação Superior (IFES), vivenciaram uma relação conturbada com o governo federal, que perpetrou vários ataques às Universidades e Institutos Federais.

Segundo o reitor, os gestos expressos nestes dois convites são muito simbólicos. “Traduzem o reconhecimento, por parte do governo federal, do papel que as Universidades desempenham no desenvolvimento social e econômico do pais, através das suas atividades de ensino, pesquisa e extensão".

O reitor avaliou que a reunião entre os dirigentes das Instituições Federais de Educação Superior (IFES) e o governo federal foi muito positiva. “Foi um encontro marcado de muita emoção, esperança e compromisso assumido pelo Governo Federal com a pauta da Educação, da Ciência e da Tecnologia e, por extensão, das Universidades”. O presidente Lula e seus ministros reafirmaram o comprometimento com a autonomia universitária, a recomposição do nosso orçamento e a manutenção dos alunos nas salas de aulas para reduzir a evasão.

Especificamente, o ministro da Educação, Camilo Santana, firmou o compromisso com o anúncio da retomada de investimentos em programas, obras, fortalecimento da autonomia das universidades e reajuste dos valores das bolsas da Capes e do CNPq. Segundo ele, “o presidente já tem determinado estudo e avaliação para reajuste das bolsas”.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!