Fechar
Página inicial Notícias Festival de arte e cultura vai marcar o começo do semestre na UFRB
Semestre 2022.2

Festival de arte e cultura vai marcar o começo do semestre na UFRB

26/01/23 13:46 , 09/02/23 21:13 | 1450
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vai começar o semestre letivo celebrando a arte e a cultura no festival MOVA CULTURA, em 10 de fevereiro, das 9h às 19h, nos arredores da sede da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), Campus Cruz das Almas. Toda a comunidade acadêmica da UFRB, estudantes da educação básica, artistas e pessoas que apreciam música e arte estão convidados para o evento.

O MOVA CULTURA vai contar com uma programação diversa e pensada para o público infantil, jovem, adulto e idoso. Durante todo o dia, o evento terá exposição de obras de arte e fotografia, exposição de livros, feira da agricultura familiar e de artesanatos, oficinas e muita música. Após a abertura do evento (9h), o público vai acompanhar a apresentação do pocket show do Coletivo Xaréu Pocket (10h), voz e violão com Leinne Portugal (13h), voz e violão com Nuno Menezes (14h), forró bérvyS + Troça Miúda (15h) e Choro da UFRB (16h). O encerramento do festival será no coreto das Pró-Reitorias, com apresentação da filarmônica Euterpe cruzalmense (17h) e uma roda com ocoral da UFRB no pôr do sol (18h). Ao mesmo tempo, haverá oficinas de teatro, grafite, escrita criativa, fotografia, introdução ao design e alimentação saudável.

Não é necessário se inscrever para participar da primeira edição do festival da PROEXC. No entanto, para as oficinas, é preciso preencher o formulário online disponível no site do evento. Os estudantes, professores e técnicos da UFRB, lotados em outros Centros, devem preencher o formulário de manifestação de interesse para sinalizar que desejam uma vaga nos transportes que vão circular dos centros para o Campus Cruz das Almas. 

O Stand’ART será um espaço para exposição dos artistas do Recôncavo: Negão Celebridade, Nelson Magalhães Filho, Luciano Fraga e Gabriel Ferreira, e para a exposição de livros. Além desta programação dinâmica, o MOVA também vai promover a certificação dos-as participantes do Programa Universidade Aberta à Maturidade (PROMAT), que desde 2016 promove acesso  de adultas-os, acima de 45 anos, e idosas-os, que não cursaram o ensino superior,  a uma vivência acadêmica.

O MOVA CULTURA celebra e demarca a extensão e a cultura como elementos essenciais da relação entre universidade e sociedade, traduzida também na mudança institucional de nome da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. 

“A trajetória da extensão universitária da UFRB assume o compromisso na relação entre a cultura e os territórios, através do diálogo com as identidades e as práticas culturais de seu povo. Na estrutura da Pró-Reitoria de Extensão sempre existiu duas coordenadorias: a de Extensão Universitária e a de Cultura e Universidade – e, ao denominar-se Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, institucionaliza-se a cultura como política transversal da formação acadêmica, ao mesmo tempo se torna coerente com a própria estrutura organizacional e de atuação da Pró-Reitoria ao longo de sua existência”, considera a pró-reitora Tatiana Velloso sobre a mudança de nome.

A institucionalização da cultura também avança com a constituição de um Fórum de Cultura (e da sua Comissão Executiva), que começa a desenhar o Plano de Cultura da UFRB. Todos esses avanços serão festejados no MOVA CULTURA, no dia 10 de fevereiro.

Paula Alice, coordenadora de Cultura e Universidade da PROEXC, considera importante a promoção de festivais de arte e cultura. “Oferecer diversidade de atividades e obras artístico-culturais amplia nossas possibilidades de experiência e crescimento como seres humanos, fortalece nossa ética e nossa relação respeitosa com a sociedade e com quem somos, como povo”, afirma a coordenadora.

Siga o MOVA CULTURA no Instagram.

Acesse o site do MOVA CULTURA.

Inscreva-se nas oficinas. 

Insira os seus dados para manifestar interesse em transporte do centro de ensino para o campus de Cruz das Almas.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!