Fechar
Página inicial Notícias UFRB inscreve interessados para 190 vagas em 4 cursos de Educação do Campo
Vestibular 2023.1 

UFRB inscreve interessados para 190 vagas em 4 cursos de Educação do Campo

08/02/23 12:57 , 28/02/23 11:23 | 3582
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga a abertura de edital do vestibular destinado a selecionar candidatos para ingresso nos cursos de graduação na Educação do Campo da UFRB, em Regime de Alternância, no semestre 2023.1, nos Campi de Amargosa e Feira de Santana. 

As inscrições dos interessados acontecem no período de 08 a 27 de fevereiro, no endereço eletrônico de Processos Seletivos da UFRB: ufrb.edu.br/prosel

Para o vestibular em Educação do Campo são oferecidas 190 vagas distribuídas em quatro cursos: Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências Agrárias, a ser ministrado no Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa, com 80 vagas; e Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Matemática, com 40 vagas; e Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza, com 40 vagas; e Tecnólogo em Tecnologia em Alimentos, com 30 vagas, os três últimos cursos a serem ministrados no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana. 

O processo seletivo é destinado a pessoas que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente, e que preferencialmente, estejam enquadradas em ser professor em exercício na educação básica em escolas do campo, que não possua formação inicial ou adequada, de acordo com a Lei 9394/1996; e/ou resida e/ou exerça atividades no campo ou pertença aos povos do campo. 

Para efeito do processo seletivo, entende-se por Povos do campo, os povos e comunidades tradicionais, comunidades camponesas, acampados e assentados de reforma agrária, os agricultores familiares e os povos da floresta. Esses se constituem em identidades como as diversas etnias de povos indígenas, comunidades quilombolas, comunidades de pescadores, comunidades de fundos e fechos de pasto, os assentados e os acampados da reforma agrária, os caiçaras, faxinais, povos de religião de matriz africana e outros que produzam suas condições materiais de existência a partir de modos de vida e trabalho no campo, incluindo os trabalhadores assalariados rurais sem terra. 

Escolas do campo são aquelas situadas em área rural, conforme definida pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou aquela situada em área urbana, desde que atenda predominantemente a populações do campo (Decreto Nº 7.352, Art. 1º, II). 

Provas 

A prova, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cursos, será constituída de duas partes, entregues simultaneamente aos candidatos. A Prova Objetiva e Redação. 

A prova do vestibular para Educação do Campo será realizada no dia 02 de abril, nos municípios de Amargosa, Cícero Dantas, Feira de Santana, Rui Barbosa, Seabra e Valença.  

Todas as atividades de aplicação das provas seguirão as recomendações do Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento à COVID-19 UFRB e do Comitê Municipal de Enfrentamento à COVID-19 dos locais onde ocorrerão as provas. 

O resultado da seleção com os nomes dos aprovados será divulgado no dia  20 de abril (Resultado da 1ª Chamada), disponível no endereço eletrônico de Processos Seletivo da UFRB: ufrb.edu.br/prosel.  

Confira o Edital nº 002/2023.

Mais informações em ufrb.edu.br/portal/prosel.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!