Ir para o conteúdo
GovBR
Fechar

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

replica rolex

Página inicial Notícias UFRB discute com autoridades regularização fundiária do Campus Cruz das Almas
INSTITUCIONAL

UFRB discute com autoridades regularização fundiária do Campus Cruz das Almas

09/02/23 19:50 , 15/02/23 11:36 | 1445
imagem sem descrição.

O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), professor Fábio Josué e o Procurador do Ministério Público Federal (MPF), Dr. Ramiro Rokenbach Teixeira, conduziram reunião com autoridades municipais com o objetivo de apresentar as atividades desenvolvidas pela UFRB para fins de regularização fundiária do Campus de Cruz das Almas.

A reunião aconteceu na manhã da quarta, dia 8, no Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria, e contou com a presença de representantes da Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas, da Procuradoria da Advocacia Geral da União/UFRB e da Associação de Moradores de Sapucaia com o intuito de informar e contar com o importante apoio das autoridades municipais para o desenvolvimento das ações envolvendo o processo de regularização fundiária do Campus.

Dos representantes da UFRB estiveram presentes o pró-reitor de Administração, Emerson Santa Bárbara; a assessora da Reitoria, professora Mariana Balen Fernandes; o chefe de Gabinete, professor Luiz Paulo Oliveira; o Coordenador de Serviços Operacionais (CSO/PROAD), Jarbas Queiroz dos Santos; o Coordenador de Materiais e Patrimônio (CMP/PROAD), José Roberto dos Santos Barbosa; a chefa do Núcleo de Registro de Acompanhamento do Patrimônio Imobiliário da CMP/PROAD, Manuella Félix de Andrade; e a professora e pesquisadora Dra. Alícia Ruiz Olalde (CCAAB). A Procuradoria da Advocacia Geral da União junto à UFRB, foi representada pelos doutores Rômulo Lunneli e Denilton Carvalho.

Estiveram presentes o vice-prefeito de Cruz das Almas, André Eloy; o secretário de Planejamento e Desenvolvimento de Cruz das Almas, Euricles Neto, representando o Prefeito Municipal, Ednaldo Ribeiro; e o procurador jurídico do município, Dr. Mauro Teixeira Barretto.

Entre os vereadores e vereadoras estiveram presentes Pedro Melo, Ricardo Pinheiro, Raimundo de Gino, Carlos Trindade, Renan de Romualdo e Maria Cedraz. A reunião contou ainda com a presença do professor Max Williams, representando o presidente da Câmara de Cruz das Almas, Tiago Chagas; do assessor Ranon Barreto, representando o vereador Pablo Resende; e do assessor Leonardo Brito, representando o vereador Osvaldo da Paz. A moradora Francine, Presidente dos Moradores da Sapucaia, também participou, representando o vereador Carlos Trindade.

Durante a reunião, o reitor Fábio Josué fez uma apresentação da instituição abordando aspectos históricos e seu panorama atual referindo dados acerca da estrutura, cursos e localização de toda a Universidade. Ao contextualizar o campus Cruz das Almas, mencionou sua configuração fundiária, marcada por aspectos históricos e sociais complexos. Destacou a existência de diversas situações de ocupações irregulares em todo o campus comprometendo o patrimônio e as atividades desenvolvidas pela Universidade.

O reitor enfatizou sua disposição de buscar soluções para tal situação, preservando o interesse da instituição de modo sensível às questões sociais e históricas que configuram o histórico da ocupação do Campus.

Acordo de Cooperação Técnica

Neste sentido, o reitor destacou o Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre a Reitoria da UFRB e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) em agosto de 2022, cujo objeto é elaboração de diagnostico integrado da situação fundiária atual da área da UFRB no Campus Cruz das Almas.

Segundo o reitor, a primeira etapa deste Acordo já foi concluída com a realização de um detalhado aerogeoreferenciamento de todo o campus, feito pela CONDER, que produziu cerca de 14 mil fotografias aéreas, com uso de sofisticados equipamentos. A segunda etapa consiste na realização de um levantamento socioeconômico das comunidades e será realizada por uma equipe coordenada por professores do campus Cruz das Almas, no âmbito do projeto de extensão “Ações para o Planejamento e Ordenamento Territorial do campus da UFRB em Cruz das Almas - Bahia”, com apoio técnico da CONDER.

Fábio Josué destacou a importância da reunião ampliada com representantes do Executivo Municipal, do Legislativo e da Associação de Moradores de Sapucaia, no sentido de dar conhecimento sobre as próximas ações da UFRB referentes ao processo de regularização fundiária do Campus Cruz das Almas e acertar o apoio dos representantes de cada segmento.

Dr. Ramiro Rockenbach Teixeira, do Ministério Público Federal, destacou a importância da ação realizada pela Universidade para resolver as questões fundiárias que caracterizam o campus, louvou a presença das autoridades municipais presentes, destacou a colaboração que cada representação pode oferecer para a busca de soluções sensatas sobre a questão e afirmou que o MPF acompanhará o caso.

A professora Alícia Ruiz Olalde detalhou como será desenvolvido o levantamento socioeconômico que será realizado pela equipe da UFRB, com apoio da CONDER, em trabalho de campo.

Os representantes presentes puderam se pronunciar e tirar dúvidas sobre o diagnóstico que será realizado. Após os entendimentos iniciais, sugeriu-se a constituição de uma Comissão de Acompanhamento, composta com membros da Prefeitura Municipal, da Câmara de Vereadores, da Associação de Moradores de Sapucaia, do MPF e da UFRB para acompanhar o trabalho técnico que será realizado pela UFRB.

São parte da comissão: Euricles Neto (secretário de Planejamento e Desenvolvimento) e André Eloy (vice-prefeito), representando o Executivo Municipal; Pedro Melo (vereador), Ricardo Pinheiro (vereador) e Maria Cedraz (vereadora), representando a Câmara de Vereadores; Francine, presidente da Associação dos Moradores da Sapucaia; Dr. Ramiro Rockenbach Teixeira, representando o MPF. Os representantes da UFRB serão indicados pela Reitoria.

A comissão terá como finalidade acompanhar e apresentar sugestões ao trabalho a ser desenvolvido, com vistas à regularização fundiária das áreas do campus Cruz das Almas.

A UFRB e a CONDER assinaram, no dia 16 de agosto de 2022, Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de realizar um diagnóstico integrado da situação fundiária atual do Campus Cruz das Almas.

Para o reitor da UFRB, o Acordo com a CONDER vem sendo desenvolvido a contento, com o trabalho de aerofotogrametria e georeferenciamento já concluído.

Segundo o reitor, "em breve serão realizadas reuniões com a comunidade para explicar melhor a proposta e buscar o apoio para resolução das pendências complexas que historicamente tem afetado a instituição".

Na dúvida, fale conosco!

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.