Fechar
Página inicial Notícias Grupo de trabalho inicia reformulação de políticas da UFRB para estudantes com deficiência
INCLUSÃO

14/03/23 14:44 , 15/03/23 08:38 | 894
imagem sem descrição.

O reitor Fábio Josué participou da primeira reunião com o grupo de trabalho constituído para a reformulação das normas de atendimento aos estudantes com deficiência matriculados nos cursos de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), após dez anos de instituída a Resolução CONAC 040/2013, que trata do assunto, na instituição.

A reunião híbrida com os representantes da Pró-Reitoria de Graduação, dos Centros de Ensino e da Superintendência de Educação Aberta e a Distância, aconteceu na tarde do dia 6 de março, na sala dos Conselhos, prédio da Reitoria, Campus Cruz das Almas.

O GT, formado pela Portaria nº 188, tem prazo de 90 dias para finalização dos trabalhos de atualização das políticas para pessoas com deficiência, normatizadas pela Resolução CONAC 040/2013. A UFRB considera importante estabelecer e atualizar políticas claras e efetivas que continuem garantindo e ampliando aos estudantes com deficiência um atendimento adequado e inclusivo, de acordo com suas necessidades individuais. A revisão dessa política, adotada pela UFRB é uma forma eficaz de garantir que ela esteja alinhada com as mudanças nas leis e regulamentos relacionados aos direitos das pessoas com deficiência e para melhorar a qualidade do atendimento prestado aos estudantes com deficiência.

A definição de estudante com deficiência, adotada pela Resolução CONAC 040/2013, considera aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual e sensorial, e os que estão no Espectro Autista, os quais , em interação com diversas barreiras, podem ter obstruídas sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas.

O lema defendido pelas pessoas com deficiência é “Nada sobre nós, sem nós”, nesse sentido dois estudantes com deficiência se juntarão ao GT para a reformulação desse documento norteador para as ações institucionais desenvolvidas na UFRB.

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!