Fechar
Página inicial Notícias Estudante da UFRB recebe premiação na área de preservação ambiental
PREMIAÇÃO

Estudante da UFRB recebe premiação na área de preservação ambiental

13/03/23 08:01 , 16/03/23 10:01 | 975
imagem sem descrição.

O estudante de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Glauber Machado, recebeu o Prêmio Muriqui pela atuação do Instituto Trilha das Flores. Glauber é coordenador técnico e responsável pelo desenvolvimento de projetos e serviços de preservação do ecossistema do Instituto, que fica localizado na área de proteção ambiental Parque Pirajá, em Salvador, com polos de ação no Parque da Cidade de Salvador, Jardim Botânico, Parque São Bartolomeu e Parque Pirajá.

"Somos um movimento ambiental comunitário, atuamos em áreas de preservação ambiental, UC e parques urbanos, promovendo ações e atividades com as comunidades tradicionais e vulneráveis”, afirma o estudante. “Através do ativismo e a educomunicação lutamos pela preservação e conservação das cachoeiras, do rio e das áreas Florestais em área urbana, também incentivamos a prática esportiva em contato com a natureza, a cultura da paz e o empreendedorismo florestal e Socioambiental”, complementa.

O projeto atua na área de empreendedorismo e economia solidária ambiental/florestal, recursos hídricos, com a revitalização de áreas degradadas, na causa animal doméstica e silvestre, na práticas de esportes radicais em contato com a natureza (trilha, rapel, tirolesa, slackline), práticas integrativas de saúde ofertando atividades como yoga e terapias e prática esportiva Olímpica, com a formação de atletas através da Escola Zeferina Arquearia.

Engenharia Florestal

O estudante Glauber Machado passou no curso de Engenharia Sanitária, logo após, transferiu a sua matrícula para o curso de Engenharia Florestal, acreditando que se adaptaria melhor devido a sua afinidade com a área, afirmando que foi determinante para a escolha definitiva do curso. “Trabalho com comunidades em áreas de floresta e escolher a UFRB foi muito bom pra mim. Por ser referência na área de Engenharia Florestal, a partir dessa formação vou poder gerar mais ações e impactos em outras comunidades vulneráveis”, disse.

Prêmio Muriqui

O Prêmio Muriqui foi instituído em 1993 pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, em sua 2ª Reunião realizada em Domingos Martins – ES, com o objetivo de incentivar ações que contribuam para a conservação da biodiversidade, o fomento e divulgação dos conhecimentos tradicional e científico e a promoção do desenvolvimento sustentável na área da Mata Atlântica. O Prêmio Muriqui é reconhecido hoje como uma das mais importantes homenagens às ações ambientais no país. O Muriqui é o animal símbolo da RBMA e o maior primata da América do Sul.

Esta homenagem é constituída de uma estatueta de bronze representando um Muriqui (Brachyteles arachnoides e B. hypoxanthus) e de um diploma que é entregue em cerimônia festiva, aos benfeitores desse ecossistema. Os premiados são escolhidos através de voto dos conselheiros, através de meios eletrônicos apropriados, e entregues preferencialmente nas reuniões ordinárias anuais do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, ou na Semana Mata Atlântica do ano subsequente.

A premiação é feita por indicação da sociedade civil via edital e são avaliados pelos membros da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica/Unesco, que analisam o histórico e o impacto socioambiental e comunitário das ações, que podem ser realizadas por pessoas físicas ou jurídicas. A entrega do prêmio será no mês de abril em Salvador.

Conheça mais sobre o nosso curso de Engenharia Florestal.

Com informações da RBMA - Prêmio Muriqui.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!