Fechar
Página inicial Notícias Professor do CAHL é homenageado com publicação da Associação Cultural Videobrasil

Professor do CAHL é homenageado com publicação da Associação Cultural Videobrasil

06/08/08 12:33 , 13/01/16 15:27 | 2119
{mosimage}O Professor Ayrson Heráclito, do Centro de Artes, Humanidades e Letras, recebeu uma homenagem da Associação Cultural Videobrasil. Premiado no 16º Festival Videobrasil, com a  videoinstalação 'As Mãos de Epô', onde mãos  encenam gestos das divindades do Candomblé sobre uma base de dendê, Heráclito tem sua obra exposta e comentada na nova edição do 'FF >> Dossier'.
 
Na publicação o artista e pesquisador fala sobre as relações entre arte e história e comenta a videoinstalação:  "O dendê é o líquido vital, o sêmen, o sangue e a saliva do corpo cultural baiano". Com texto de Denise Mota e ensaio crítico assinado pela arquiteta uruguaia Alejandra Hernández Muñoz, o novo Dossier integra a série que retrata os artistas premiados no 16º Festival.

A Associação Cultural Videobrasil é uma organização de interesse público que se dedica a fomentar, difundir e mapear a arte eletrônica do circuito sul. Criada em 1991, é um centro internacional de referência e de intercâmbio entre artistas, curadores e pensadores.

Em parceria com o SESC São Paulo, a Associação produz o Festival Internacional de Arte Eletrônica SESC Videobrasil, que acontece a cada dois anos em São Paulo; os Encontros SESC Videobrasil, programas mensais de arte eletrônica no SESC Avenida Paulista; as Itinerâncias Videobrasil, que levam a síntese do Festival a cidades no Brasil e no exterior; a Videobrasil Coleção de Autores, série anual de documentários sobre artistas; o Caderno Videobrasil, publicação anual dedicada à arte contemporânea; e o FF>>Dossier, que retrata expoentes da arte eletrônica em edições mensais on-line.

Além do Professor Ayrson Heráclito, outro professor do CAHL, Danillo Barata, terá uma edição do Dossier, em breve, pois também foi premiado no 16º Festival. Os outros premiados são os artistas Marcello Mercado (Argentina), Nicolás Testoni (Argentina), Caetano Dias (Brasil), , Eustáquio Neves (Brasil), Dan Halter (Zimbábue), Alexandra e David Beesley (Austrália), Mounira Al Sohl (Líbano) e Jamsen Law (China/Hong Kong).

Para ver  o Dossier, acesse http://www.sescsp.org.br/sesc/videobrasil/site/dossier036/apresenta.asp.

Na dúvida, fale conosco!