Fechar
Página inicial Notícias UFRB realiza visita guiada da sociedade no campus de Feira de Santana
Institucional

UFRB realiza visita guiada da sociedade no campus de Feira de Santana

14/03/23 16:14 , 16/03/23 14:34 | 1429
imagem sem descrição.

O Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promoveu, na última sexta-feira, dia 10 de março, visita guiada ao campus de Feira de Santana para a sociedade. O evento teve como objetivo mostrar as contribuições da UFRB para o desenvolvimento social e econômico do Território Portal do Sertão. Estiveram presentes docentes, discentes, técnicos administrativos, terceirizados, autoridades municipais, estaduais e federais, além de representantes da sociedade civil.

Os convidados foram recepcionados em um café da manhã com alimentos oriundos da agricultura familiar. Na abertura oficial, realizada pelo diretor do Centro, Jacson Machado, o roteiro foi apresentado juntamente com um vídeo institucional. Na sequência, os convidados visitaram os laboratórios e projetos de ensino, de pesquisa e de extensão do CETENS. O encerramento contou com as falas das autoridades presentes.

Para o reitor da UFRB, Fábio Josué, o evento serviu para estreitar a relação da UFRB com a sociedade. "Foi uma manhã muito significativa, recebemos cerca de 80 pessoas representando diferentes instituições públicas e privadas, movimentos sociais, lideranças políticas, então nós tivemos a oportunidade de recepcionar e fazer uma visita guiada em sete laboratórios, apresentando tudo aquilo que é produzido no âmbito desses espaços. Foi uma oportunidade de demonstrar aquilo que a UFRB vem realizando aqui no CETENS. Ficamos felizes, pois a partir desse conhecimento foram abertas outras possibilidades para que a gente possa estreitar ainda mais a relação da UFRB com a sociedade", disse.

Jacson Machado, diretor do CETENS,  destacou os ótimos resultados nos 10 anos de criação do Centro e de sua contribuição para o desenvolvimento do Portal do Sertão. "Essa é uma manhã histórica para o nosso Campus porque a UFRB faz história e nós estamos completando 10 anos de criação do CETENS, e mostramos para a sociedade de maneira concreta como estamos contribuindo para o desenvolvimento social e econômico não só de Feira de Santana, mas de todo o Portal do Sertão. Isso é o resultado do esforço de uma comunidade de professores, técnicos, terceirizados e estudantes que, com muita garra e mesmo na escassez de recursos, consegue multiplicar e trazer resultados, consegue visualizar a dor da sociedade e mostra alternativas para superar essa dor. Essa manhã só reforça o nosso potencial para alcançar muito mais jovens de todo o Portal do Sertão", falou.

A produção de ciência e tecnologia, já colocada à disposição para a sociedade, foi ressaltada pelo presidente do INED, Josué Mello. Para Mello, "o dia de hoje representa muito, porque é a oportunidade que a comunidade e as autoridades da Bahia e de Feira de Santana estão tendo de conhecer e descobrir o que aqui se faz, nessa instituição está se produzindo muita ciência, tecnologia, que já está colocada à disposição da comunidade e do desenvolvimento regional. Eu quero demonstrar meu entusiasmo em especial aos professores, doutores, que construíram esse centro ao longo desses 10 anos. Eu me orgulho e me emociono em ter servido de berço para o nascimento desse Centro".

O senador Walter Pinheiro lembrou dos primórdios da UFRB e a importância do desenvolvimento de pesquisa com outras instituições. "Para a gente, é muito importante. Esse tem sido um trabalho que a gente tem feito ao longo das nossas vidas. Eu fui Secretário de Planejamento do Estado, sou da origem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Fui o relator da criação, em 2005, então, portanto, sei o seu valor. A nossa vinda hoje aqui é para não só firmar mais convênios, mas para dar saltos maiores, como a pesquisa do sisal, que está sendo desenvolvida. E nada melhor do que fazer essas pesquisas com a nossa UFRB e com o envolvimento dos estudantes que vão ter a oportunidade de ajudar não só no desenvolvimento econômico como também na potencialização econômica de cada território do nosso Estado".

Já o deputado federal Zé Neto parabenizou a instituição pela promoção do evento de aproximação com a sociedade. "A UFRB é muito importante para o desenvolvimento de Feira, do Portal do Sertão, do Recôncavo, enfim, para o desenvolvimento da nossa Bahia. Parabenizo a todas e todos que compõem esse trabalho extraordinário que hoje pela manhã tivemos a grata alegria de ver de perto, de questionar, de ouvir, de conhecer mais e de sairmos daqui felizes e com muito mais esperança e vontade de lutar por essa instituição que tem um papel tão importante no desenvolvimento tecnológico, do conhecimento e da geração de emprego e renda", disse.

O vice-presidente da FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia) e do Centro das Indústrias de Feira de Santana, João Baptista, afirmou que essa visita guiada mostrou o potencial da UFRB. "Tenho absoluta certeza que todos que chegaram até aqui sentiram a grande importância de conhecer mais de perto o que está sendo feito aqui. Já vim outras vezes, mas o que encontrei agora é totalmente novo, tudo avançando tecnologicamente, de uma forma diferente. Não sabíamos que tinha isso em Feira de Santana, esse crescimento na área tecnológica, pensar à frente, como na área de meio ambiente, aproveitando resíduos que seriam descartados pois diziam que não servia mais para nada e aqui se transformaram em materiais super importantes e de primeira qualidade". 

Para Edson Piaggio, presidente do IPEMAC (Instituto Professora Eulina & Maria Cristina), esse evento tem muita importância para a comunidade, porque aqui a comunidade percebe o que está acontecendo na universidade. Por mais que eu conheça a universidade, hoje eu fui surpreendido pelo trabalho que vem sendo feito e a sociedade como um todo vai ser beneficiada. Então essa aproximação é de fundamental importância e eu saio daqui muito feliz independente da parceria que vamos firmar". 

Parcerias

Durante o evento foram assinados três acordos de cooperação técnica com o SENAI CIMATEC, com o FeiraPod e com o IPEMAC (Instituto Professora Eulina & Maria Cristina).

O objetivo da parceria com o SENAI CIMATEC é promover cooperação técnica com intercâmbio de informações, treinamento de pessoal, realização de cursos, workshops e conferências, utilização de laboratórios, oficinas com foco em ações de pesquisa e de desenvolvimento na área de energia.

A parceria com o FeiraPod, um podcast feirense com temas variados, vai permitir a transmissão de conteúdos ligados a projetos e pesquisas da universidade, além da cobertura audiovisual dos principais eventos culturais de Feira de Santana, a exemplo da Micareta de Feira, em abril.

O IPEMAC e a UFRB assinaram acordo de cooperação técnica, científica e cultural para desenvolver o projeto "SuperAção", no município de Ipecaetá. O projeto capacita alunos e membros da comunidade da cidade para ingressarem nos cursos de Educação no Campo da UFRB. Ações de fomento para o desenvolvimento da agricultura familiar, associativismo e mapeamento econômico também estão previstas na parceria.

Confira fotos do evento:

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!