Fechar
Página inicial Notícias UFRB celebra inauguração do Auditório Dra. Fran Demétrio no Centro de Ciências da Saúde
Institucional

UFRB celebra inauguração do Auditório Dra. Fran Demétrio no Centro de Ciências da Saúde

22/03/23 13:09 , 30/08/23 09:26 | 1024

A inauguração do Auditório Professora Dra. Fran Demétrio Silva Santos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi realizada nesta segunda (20), no Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Santo Antônio de Jesus. Com 225 lugares e ambiente climatizado, dentro da estrutura da Biblioteca Setorial do CCS, o equipamento atenderá a comunidade acadêmica da UFRB e toda a sociedade em geral em atividades de pesquisa, ensino, extensão e cultura.

A mesa institucional contou com a participação de Fábio Josué, reitor da UFRB, Flávia Henrique, diretora do CCS, Josineide Alves, vice-diretora do CCS, Silvio Soglia, ex-reitor da UFRB, Georgina Gonçalves, ex-vice-reitora da UFRB, Jomara Souza, gerente técnica do CCS e Eva dos Santos, chefe da Biblioteca Setorial do CCS. Estiveram presentes docentes, discentes, técnicos administrativos, terceirizados, autoridades, representantes da sociedade civil e familiares da professora Fran Demétrio.

A parte cultural ficou por conta dos músicos Gustavo Carvalho e Matraca (técnicos administrativos do CCS), das crianças do Projeto Tocando a Vida com Amor, coordenado pelas Irmãs Maria de Lourdes e Irmã Luzia Marciano e o Samba de Roda Nega São Bartolomeu, que desde 1968 representa a cultura do Recôncavo da Bahia.

Flávia Henrique, diretora do CCS, destacou a importância do Auditório para as atividades do Centro. "O CCS completou 16 anos e desde sempre esse é um espaço que é muito desejado, pois é um equipamento que potencializa as nossas atividades acadêmico-científicas e artístico-culturais. Alcançamos esse espaço qualificado, apesar de todas as dificuldades que enfrentamos, e demos o nome do nome da professora Fran Demétrio como forma de reconhecer seu legado", disse.

O reitor da UFRB, Fábio Josué demonstrou sua satisfação e alegria pela entrega do equipamento para a comunidade acadêmica e a sociedade: "É um momento de muita satisfação, de muita alegria por termos finalizado a entrega deste equipamento com 225 cadeiras, num ambiente confortável, climatizado, portanto adequado para o desenvolvimento de atividades de socialização da comunidade acadêmica, mas também para recepcionar a sociedade como um todo".

O estudante de Psicologia, Arthur Hatiro, celebra a importância da inauguração do espaço com o nome da professora Fran Demétrio. "Eu acho que é importante a gente pense um pouco sobre esses espaços da Universidade, não só como espaço físico, mas também esse espaço com o nome da professora Fran Demétrio como um espaço político, pois um espaço institucional com a dimensão que a UFRB tem hoje em dia, com este nome de Fran, faz com que a gente pense em avanços sociais", falou.

Femenagem à professora Fran Demétrio

O auditório inaugurado foi batizado com o nome da professora Fran Demétrio Silva Santos, que faleceu em julho de 2021. Docente da UFRB desde 2011, lotada no CCS, Fran foi a primeira mulher trans professora da instituição, com atuação destacada no Núcleo de Gênero, Diversidade Sexual e Educação da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) e no Programa de Educação pelo Trabalho - PET - Bacharelado Interdisciplinar em Saúde.

Fran Demétrio é pós-doutora em Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB), possui doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC-UFBA), mestrado em Alimentos, Nutrição e Saúde pela Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) e graduação em Nutrição pela ENUFBA. É líder, coordenadora e pesquisadora do (co)Laboratório Humano de Estudos, Pesquisa e Extensão Transdisciplinares em Integralidade e Interseccionalidade do Cuidado em Saúde e Nutrição, Gêneros e Sexualidades - LABTrans/UFRB.

Durante o evento, uma femenagem foi feita à professora Fran Demétrio com a leitura de uma carta pela professora e amiga Ticiana Oswald Ramos. Ticiana, emocionada, se disse "extremamente honrada de ser convidada a uma participação para prestar femenagem a nossa querida amiga e colega Fran". A carta, que pode ser lida na íntegra, traz "notícias do lado de cá!" para Fran, fala sobre a inauguração do Auditório com seu nome e tece lembranças da amizade e do seu legado. "Celebraremos Fran Demétrio, viva!...Te mando um abraço oceânico, com cheiro de terra molhada e de cuscuz fresco e quentinho, como aquele tão gostoso que um dia você fez em nossa casa", finaliza.

Confira fotos da cerimônia:

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!