Fechar
Página inicial Notícias UFRB oferece curso de pós-graduação a distância gratuito para professores de ciências
PÓS-GRADUAÇÃO

UFRB oferece curso de pós-graduação a distância gratuito para professores de ciências

11/05/23 11:06 , 25/07/23 08:47 | 6334
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre seleção para o curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental “Ciência é Dez!”. As inscrições, gratuitas, ocorrem do dia 26 de maio a 4 de junho (prorrogadas até 11 de julho) no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Serão ofertadas 230 vagas, distribuídas nos polos de Amargosa, Campo Formoso, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Ipiaú, Simões Filho, Valença, e Vitória da Conquista. O início das aulas está marcado para agosto de 2023.

A Especialização em Ensino de Ciências para os Anos Finais do Ensino Fundamental “Ciência é Dez!”, na modalidade a distância, tem por objetivo a formação, em nível de especialização lato sensu, de profissionais do magistério da educação básica, que estão atuando nos sistemas de ensino público e/ou privado e ministram aulas no ensino fundamental e/ou no ensino médio, a fim de apresentar e aprofundar saberes pedagógicos, a partir da oferta de suporte teórico, prático e metodológico para a atuação docente, pautados nas dinâmicas e nas necessidades advindas do trabalho cotidiano dos professores no espaço da escola e da sala de aula, de modo a fortalecê-los no enfrentamento dos desafios postos por esse trabalho. 

O curso terá a duração de 18 meses, contabilizando uma carga horária total de 480 horas de trabalho acadêmico, acrescido da apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

Ciência é 10

O Ciência é 10 é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que integra o programa Ciência na Escola, do MEC, MCTIC e CNPq. 

O Ciência é 10 é um dos diversos cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), um sistema gerido pela CAPES para integrar e articular as universidades públicas com os governos municipais, estaduais e federal, a fim de facilitar o acesso dos professores do Ensino Básico de todo o País a uma formação continuada e de qualidade. 

Confira o Edital SEAD nº 10/2023, o Aditivo nº 01,  Aditivo nº 02 - Altera o Cronograma, o Aditivo nº 03 - Altera requisito para inscrição e prorroga o período das inscrições até o dia 11/06 e o Aditivo nº 04 - Altera o cronograma.

Leia o Manual de Inscrição do Candidato.

Mais informações no site da SEAD.

Na dúvida, fale conosco!