Fechar
Página inicial Notícias Professora da UFRB recebe bolsa do programa Fulbright para ser visitante na Universidade de Massachusetts
INTERNACIONALIZAÇÃO

Professora da UFRB recebe bolsa do programa Fulbright para ser visitante na Universidade de Massachusetts

22/05/23 13:41 , 22/05/23 13:41 | 1097
imagem sem descrição.

A professora Kelly Barros Santos, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Santo Amaro, foi selecionada para uma bolsa do Fulbright - Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do Governo dos Estados Unidos da América, criado em 1946, por lei do Senador J. William Fulbright, e tem como principal objetivo ampliar o entendimento entre os EUA e outros países.  

Kelly foi contemplada, na categoria para Professores e Pesquisadores Visitante Júnior, após ter avaliadas suas habilitações acadêmicas e profissionais e a relevância da sua proposta acadêmica para a realização de pesquisas, palestras, cursos de ensino ou seminários avançados no ensino superior em instituições ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. 

A professora vai desenvolver a pesquisa “English teaching and social justice, how come!? Come into transformative practices” (Ensino de inglês e justiça social, como assim? Através de práticas que transformam) no ciclo 2023-2024. A pesquisadora pretende aprender e trocar conhecimentos que promovam o ensino e aprendizado de inglês para mobilidade social e acadêmica. 

Os estudos de Kelly Barros serão desenvolvidos no Departamento de Educação da Universidade de Massachusetts Amherst, sob a supervisão da professora Jamila Lyiscott, autora do livro Black Appetite. White Food: Issues of Race, Voice, and Justice; e co-fundadora do Centro de Justiça Racial e Investigação para o engajamento de jovens (Racial Justice and Youth Engaged Research). 

As professoras Jamila Lyiscott e Dana McIntyre (então doutoranda na Universidade de Stony Brook), estiveram participando de atividades acadêmicas e relacionamento com comunidades baianas, entre elas, no Recôncavo da Bahia, no segundo semestre de 2021, como parte de projeto de extensão desenvolvido pela professora Kelly Barros, com o objetivo de discutir a educação para justiça social e a democratização do ensino-aprendizado de inglês como língua franca (ILF) em espaços localizados em comunidades quilombolas. 

Kelly Barros é filiada à Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN) e à Rede de Pesquisadores Negres de Estudos da Linguagem (REPENSE) e integra os Grupos de Pesquisa: Com a palavra, mulheres quilombolas; Poéticas: Gênero, Corpo, Cultura e Subjetividade; Inglês como Língua Franca: crítica, atitude e identidade; Formação de professores e ensino de línguas para crianças (FELICE); Grupo de Pesquisa em Estudos de Língua Inglesa do Centro de Formação de Professores da UFRB (GPELI-UFRB) e Grupo de Estudos de Língua Inglesa do Recôncavo da Bahia (GELIRB). 

Programa Fulbright 

No Brasil, o Programa Fulbright está presente desde 1957, promovendo o entendimento mútuo entre brasileiros e norte-americanos. Por meio de suas bolsas já levaram mais de 4.900 brasileiros para estudar no Estados Unidos e trouxeram quase 3.400 norte-americanos para o Brasil. A Fulbright oferece bolsas de estudos para o intercâmbio de estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores que queiram fazer a diferença em suas comunidades por meio da pesquisa e do conhecimento. 

Mais em https://fulbright.org.br/bolsas-para-brasileiros/professor-pesquisador-junior-nos-eua.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!