Fechar
Página inicial Notícias Inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 estão abertas até o dia 16 de junho
Ingresso

Inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 estão abertas até o dia 16 de junho

06/06/23 11:54 , 06/06/23 16:29 | 1686
imagem sem descrição.

Estão abertas as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Os interessados devem se inscrever, na Página do Participante, até o dia 16 de junho – prazo que vale, também, para os pedidos de atendimento especializado e tratamento por nome social. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, aplicará as provas em 5 e 12 de novembro. A edição de 2023 marca os 25 anos do Exame, aplicado pela primeira vez em 1998. 

No momento da inscrição, é necessário informar o CPF e a data de nascimento (iguais aos cadastrados na Receita Federal). Quem optar pelo uso do nome social não precisará enviar nenhum tipo de documentação complementar – uma novidade desta edição. A taxa de inscrição, no valor de R$ 85, pode ser paga por meio de boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Para pagar por Pix, basta acessar o QR code que consta no boleto. 

Vale destacar que a aprovação da isenção da taxa ou da justificativa de ausência, na edição de 2022, não significa que a inscrição para o Enem 2023 foi realizada. É necessário se inscrever para participar.  

Login – para realizar a inscrição e os demais procedimentos, os interessados devem utilizar o login da plataforma Gov.br. No caso de não lembrar a senha cadastrada, é possível recuperá-la. Basta entrar na página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, selecionar a opção “Esqueci minha senha”. Feito isso, aparecerão diversas formas de recuperar a conta. O participante, então, deve selecionar uma das alternativas. São elas:  

  • Por meio de aplicativos como o Meu gov.br ou de bancos credenciados;  
  • Pelo internet banking; 
  • Por e-mail; 
  • Por mensagem de texto (SMS). 

Acessibilidade – o Inep disponibilizou duas versões do edital do Exame, voltadas para participantes com deficiência. A primeira, em Língua Brasileira de Sinais (Libras), e a segunda, com adaptações para deficientes visuais – outra novidade desta edição. As medidas fazem parte da Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep, que visa ampliar as oportunidades de participação da sociedade em seus exames e avaliações. 

Orientações – o portal do Instituto conta com uma página em que é possível encontrar as principais orientações para os participantes do Enem. Há, também, uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o Exame. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos. 

Enem – o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). 

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, por exemplo, o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.  

Edital Enem 2023 
Edital Enem 2023 (em Libras)
Edital Enem 2023 (adaptado para deficientes visuais

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!